Margarida Lucas (CIDTFF), António Moreira (CIDTFF) & Anícia Rebelo Trindade | UA Editora

Excerto da nota prévia:

O Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos (DigComp) tem proporcionado um entendimento comum sobre o que é a competência digital, em contextos europeus e internacionais, e tem-se constituído como base para o estabelecimento de políticas sobre competências digitais. O Quadro foi primeiramente publicado em 2013 (DigComp 1.0), tendo sofrido uma primeira atualização em 2016 (DigComp 2.0) e uma segunda em 2018 (DigComp 2.1). Todas as versões estão disponíveis em língua portuguesa, tendo a primeira sido disponibilizada em 2016 e a segunda no início de 2017 (DigComp 1.0 + 2.0). A terceira versão foi disponibilizada no final de 2017 (DigComp 2.1).

O presente documento inclui uma quarta atualização, especificamente da Dimensão 4 que apenas constava na versão 1.0. Esta Dimensão diz respeito à disponibilização de exemplos de conhecimentos, capacidades e atitudes aplicáveis a cada competência, validados através de um processo que incluiu a participação de diferentes atores. São fornecidos mais de 250 novos exemplos, que se esperam poder ajudar os cidadãos a envolverem-se de forma confiante, crítica e segura com tecnologias digitais, incluindo com tecnologias emergentes. Com efeito, foi o rápido e natural avanço tecnológico que se verifica na esfera digital que impulsionou esta atualização.

ver mais

– – – – –

Referência:
Lucas, M., Moreira, A., & Trindade, A. R. (2022). DigComp 2.2: Quadro europeu de competência digital para cidadãos com exemplos de conhecimentos, capacidades e atitudes. UA Editora. https://doi.org/10.48528/4w7y-j586