A Universidade de Aveiro, coordenadora do projeto internacional Resilient, vai acolher entre 22 e 24 de novembro, investigadores provenientes de seis países europeus para debater e partilhar conhecimento sobre Ciência Cidadã.

A Universidade de Aveiro, enquanto instituição coordenadora do projeto internacional RESILIENT- Research nEtwork on reSILIEnt commuNiTies, vai acolher entre os dias 22 e 24 de novembro, investigadores provenientes de seis países europeus (Finlândia, Irlanda, Lituânia, Países Baixos, Portugal e Suécia) para debater e partilhar conhecimento sobre a temática da Ciência Cidadã.

Entre outras atividades, os investigadores vão visitar projetos de ciência cidadã na região de Aveiro e participar num seminário sobre “Como promover e fomentar iniciativas de Ciência Cidadã para um futuro melhor”, o qual decorrerá na manhã do dia 24 de novembro, no Auditório José Grácio, no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro. A iniciativa é aberta ao público e contará com a presença de:

• Maria Vicente – Plataforma Ciência Aberta e Rede Portuguesa de Ciência Cidadã
  • Manuel Santos – CIDTFF, Universidade de Aveiro, Smart School Lab
  • Ana Flávia Miguel – Universidade de Aveiro, Projeto SOMA

O registo de participação no seminário pode ser efetuado através de formulário próprio.

O projeto RESILIENT é uma ação piloto do ECIU SMART-ER Seed Programme e tem como principal objetivo a criação de uma Rede de Investigação sobre Comunidades Resilientes envolvendo investigadores e a sociedade civil, recorrendo a abordagens de ciência cidadã permitindo assim fomentar a resiliência das comunidades.

Os resultados do projeto contribuirão para a Agenda 2030 da ONU que apela à transformação da sociedade no sentido da sustentabilidade, com um enfoque específico em tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

O projeto é coordenado pela investigadora do GOVCOOP e docente do DEGEIT, Ana Daniel. A equipa da Universidade de Aveiro conta ainda com a investigadora Susana Ambrósio (CIDTFF/DEP), o investigador e docente José Carlos Mota (GOVCOPP/ DCSPT), o estudante de doutoramento João Almeida (GOVCOPP) e o estudante de mestrado Jorge Fernandes (DEGEIT).