Entre os dias 3 e 4 de fevereiro de 2023, teve lugar no Porto, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE/IPP) e na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), o VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, que contou com contributos de vários investigadores do CIDTFF, que daremos a conhecer.

Este ano dedicado ao tema “Desafios Atuais na Investigação em Educação: Agendas Emergentes”, contou com uma participação em mesa-redonda, várias comunicações integradas em sessões paralelas e um poster por parte de investigadores do CIDTFF.

Nilza Costa (CIDTFF, DEP, UA) participou na Mesa-Redonda “Desafios e Modelos para a Formação de Professores no Atual Contexto: Contributos da investigação em educação”, de 3 de fevereiro, que contou também com intervenções de Assunção Flores (CIEC, Universidade do Minho), Carlinda Leite (CIIE, Universidade do Porto), João Pedro da Ponte (UIDEF, Universidade de Lisboa) e Luís Sebastião (CIEP, Universidade de Évora), e com a moderação de Amélia Lopes (CIIE, Universidade do Porto).

As sessões paralelas 1 & 2, que decorreram durante o dia 3 fevereiro de 2023, contaram com apresentações em temáticas variadas – Formação de Professores e práticas profissionais; Currículo e Avaliação em educação; Desenhos metodológicos da pesquisa em Educação; Educação e Tecnologias Digitais; Didáticas da leitura e da escrita; Educação especial, inclusão e psicologia da educação; e Participação, Cidadania(s) e Identidades:

  • Programas de formação de professores para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo: uma revisão integrativa da literatura | Engrácia Vica (CIDTFF), Violeta Clemente & Rui Vieira (CIDTFF)
  • Potenciando soluções através da avaliação? Um olhar sobre projetos de educação em ciência no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento | Helena Caçador (CIDTFF), Betina Lopes (CIDTFF), Rafael Galupa & Olga Santos
  • Proposta de um referencial de avaliação de competências digitais de literacia da informação para estudantes de doutoramento em educação | Daniel Cláudio Mbandje (CIDTFF), Maria João Loureiro (CIDTFF) & Margarida Lucas (CIDTFF)
  • A investigação qualitativa com recurso ao diário de bordo: que lugar para o pensamento crítico? | Carolina Lourenço Simões (CIDTFF), Pedro Valente (CIDTFF), Ricardo Torres (CIDTFF) & Sara Santos (CIDTFF)
  • Análise de vídeos curtos para a aprendizagem de português língua estrangeira | Yidi Zhang (CIDTFF), Margarida Lucas (CIDTFF) & Luís Pedro
  • Desafios para a emergência do plurilinguismo e da interculturalidade na fronteira luso-espanhola: um olhar a partir do “projeto escolas bilingues e interculturais de fronteira” | Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF), Andrea Ulhôa (CIDTFF) & Carolina Lourenço-Simões (CIDTFF)
  • Aconselhamento no luto em Portugal: organizar um evento científico para potenciar recolha de dados | Cristina Felizardo (CIDTFF, DEP, UA), Paula Santos (CIDTFF, DEP, UA) & Margarida Cerqueira (CINTESIS.UA@RISE, ESSUA)
  • O burnout e os professores: uma relação complicada? | Sofia de Santa Maria, Betina Lopes (CIDTFF) & Cláudia Figueiredo
  • Revisão integrativa sobre a relação entre questões de género e sexualidade e o contexto escolar: instrumentos utilizados nas metodologias investigativas | Marcus Vinícius de Paula Pereira Junior (CIDTFF), Filomena Teixeira (CIDTFF) & Ana Valente Rodrigues (CIDTFF)

Também no dia 3 foi apresentado na sessão de Posters, o trabalho intitulado “Caminhos para o desenvolvimento e avaliação de aprendizagens musicais em torno da resolução criativa de problemas: um estudo de investigação-ação no 3º ciclo do ensino básico”, por Maria João Vasconcelos (CIDTFF), Helena Caspurro & Nilza Costa (CIDTFF).

A sessão paralela 3, no dia 4 de fevereiro de 2023, contou com duas comunicações inseridas nas temáticas da Formação de Professores e práticas profissionais e Currículo e Avaliação em educação:

  • Pressupostos para a formação de professores do ensino superior para implementação de metodologias ativas em espaços flexíveis de aprendizagem | Gabriela Reses (CIDTFF) & Vânia Carlos (CIDTFF)
  • Formação em suporte básico de vida no ensino básico: perceções de alunos | Maria Boné, Jorge Bonito (CIDTFF) & Maria João Loureiro (CIDTFF)

Seguem-se algumas fotografias, disponibilizadas pelos nossos investigadores:

Este encontro anual tem como principal objetivo oferecer a jovens investigadores (doutorandos e mestrandos, bem como com trabalhos no âmbito de dissertações e teses defendidas durante o ano de 2022) na área das Ciências da Educação a oportunidade para apresentar e debater trabalhos em curso, proporcionando um ambiente de interação e partilha de conhecimento e de experiências, assim como de enriquecimento mútuo dos seus percursos de investigação e formação individual.

Esta sétima edição, foi organizada pelos Centro de investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FPCEUP) e Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED/ESE/IPP), em articulação com o Conselho Coordenador de Centros de Investigação em Ciências e Políticas da Educação.

Integraram também a Comissão Científica do evento as investigadoras do CIDTFF, Cristina Manuela Sá, Gabriela Portugal, Maria Helena Araújo e Sá, e Isabel Malaquias.

ver mais