António Pedro Costa (CIDTFF, DEP, UA) foi distinguido com uma menção honrosa na área das Artes e Humanidades da categoria “Prémio Investigador UA” durante a cerimónia de Prémios UA, que decorreu no Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro, no dia 1 de março de 2023, pelas 16h00.

O projeto que levou a esta menção honrosa, além de outras ferramentas desenvolvidas, foi o software de análise de dados qualitativos webQDA, que surgiu há cerca de 15 anos no decorrer do doutoramento do investigador, e cujo percurso foi crescendo, tendo havido um reconhecimento natural do software.

Durante o seu discurso (a partir de 01:09:20), o Vice-Reitor Artur Silva destacou o percurso académico e trabalho de investigação de António Pedro Costa: o projeto de doutoramento com base no desenvolvimento do Courseware Sere e paralelamente o webQDA – exemplo de transferência de conhecimento para empresas e de sustentabilidade; a participação na elaboração de protótipos, aplicações e pacotes de software; e a investigação e organização de eventos nessa área.

O investigador deixou um agradecimento às empresas participaram no projeto; aos colaboradores que trabalharam consigo nas áreas da análise qualitiva e com métodos mistos com apoio de software; ao Departamento de Educação e Psicologia e à coordenação do CIDTFF pelo apoio dado; e à Universidade de Aveiro pelo reconhecimento, importante não só para si, mas também para todos os que colaboraram no projeto.

Os Prémios UA foram criados para sublinhar o mérito de quem se dedica às principais vertentes da missão da Universidade de Aveiro, nomeadamente nas vertentes do ensino, a investigação e a cooperação, distinguindo docentes e investigadores em 3 categorias:

– Prémio de boas práticas pedagógicas, que tem como objetivo distinguir um docente ou uma equipa de docentes, como reconhecimento do mérito e inovação pedagógica. Além do prémio foram entregues, pela Vice-Reitora Sandra Soares, 2 menções honrosas.

– Prémio Cooperação, atribuído a docentes e investigadores que tenham contribuído com a sua atividade para o desenvolvimento de uma sociedade do conhecimento, nas diferentes áreas de cooperação. Foram entregues pelo Vice Reitor João Veloso prémios em 3 áreas: Ambiente, mar e floresta; saúde, biotecnologia e alimentação; modernização industrial e digital.

– Prémio Investigador UA, que destaca o trabalho realizado em investigação concretizado na UA e reconhece o mérito de um investigador ou uma equipa. Além do prémio, foram entregues pelo Vice-Reitor Artur Silva, 4 menções honrosas, uma por cada uma das seguintes áreas de investigação: artes e humanidades, ciências sociais, ciências, e engenharias.

Neste dia, a UA homenageou ainda cinco professores da sua academia, jubilados ou aposentados, mas ainda ativos, com a atribuição do título Professor Emérito.

Convidamos a (re)ver a gravação da cerimónia de entrega de prémios, disponível no canal de Youtube da Universidade de Aveiro: