Lisa Marie Brinkmann. Fotografia por C. Scholz.

Lisa Marie Brinkmann, investigadora da Universidade de Hamburgo, visita o Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, de 8 de abril a 8 de maio, no âmbito de uma bolsa atribuída pelo DAAD (German Academic Exchange Service), sob supervisão da investigadora do CIDTFF, Maria Helena Araújo e Sá.

A estadia da investigadora tem como principais objetivos conhecer os métodos de análise de dados qualitativos utilizados na Universidade Aveiro; analisar dados de entrevistas do seu projeto de doutoramento (título provisório: “Motivação na sala de aula francesa. Um estudo de caso sobre a influência do trabalho de portfólio no investment dos alunos e alunas”) com base nesta aprendizagem, aproveitando múltiplas perspetivas sobre métodos de análise de dados; e apresentar os resultados do seu projeto de doutoramento no âmbito de um Seminário do LabELing.

Partilhamos uma pequena descrição do projeto de doutoramento, disponibilizada pela investigadora:

A motivação, e a sua construção socialógica de investment e identidade, são centrais para a aprendizagem de línguas (Dörnyei, 2020; Norton 2013). Foram nomeados métodos de aprendizagem específicos para ter impacto na motivação dos estudantes, especialmente o trabalho de portfólio, que é o trabalho progressivo relacionado com a língua (Gonçalves & Andrade 2007). 

A questão concreta da investigação é: Existe uma ligação entre o investment e a utilização do portfólio como um instrumento de aprendizagem na sala de aula L3?

Para responder à pergunta, foi desenvolvido um estudo de caso dentro da sala de aula de língua francesa num liceu na Alemanha, onde um portfólio é utilizado por todos os alunos e alunas. Utilizaram-se entrevistas semi-estruturadas com estudantes sobre o seu investimento e analisámos o seu portfólio para obter uma perspectiva da ligação entre investment e portfólio, aplicando a grounded theory como método de análise.

Bibliografia:

Dörnyei, Z. (2020). Innovations and challenges in language learning motivation. Routledge.

Gonçalves, L. & Andrade, A. (2007). Connecting languages: the use of the portfolio as a means of exploring and overcoming frontiers within the curriculum. European Journal of Teacher Education 30(2), 195–213.

Norton, B. (2013, 2nd ed.). Identity and Language Learning. Multilingual Matters.