No dia 19 de maio, a Indagatio Didactica esteve representada no Colóquio comemorativo dos 20 anos da Revista Lusófona de Educação, em Lisboa.

A investigadora do CIDTFF, Margarida M. Marques, representou a revista online Indagatio Didactica na mesa redonda intitulada “As Ciências da Educação como terreno contestado: que lugar para as revistas universitárias não pertencentes a editoras internacionais?” do Colóquio “A investigação em Educação como terreno contestado. 20 Anos da Revista Lusófona de Educação”.

Para além da Indagatio Didactica, outras revistas científicas publicadas em Portugal estiveram representadas pelos seus diretores e editores. Deste modo, participaram Pedro Reis da Sisyphus – Journal of Education do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Íris Pereira da Revista Portuguesa de Educação da Universidade do Minho, e Carlos Reis pela Revista Portuguesa de Pedagogia da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Os temas de debate incluíram:

• As origens das revistas: que relação com as entidades fundadoras
  • Entre a inclusão e a excelência: o papel dos indexadores e das classificações
  • Como se garante a qualidade científica: a escolha dos reviewers
  • As línguas de publicação: entre o império do inglês e o uso de outras línguas
  • A periodicidade de publicação: em contínuo ou por número?

A sessão foi transmitida em streaming e a gravação encontra-se disponível aqui.