A investigadora do CIDTFF, Maria Helena Araújo e Sá, marcou presença na Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE 2023), que decorreu de 23 a 24 de maio de 2023 em Assunção, Paraguai.

Organizada pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), foi subordinada ao tema “Multilinguismo e Promoção das Línguas Portuguesa e Espanhola”, tendo abordado três principais temas: Somos o que lemos: línguas, literaturas, comunidades; Línguas e Educação Intercultural; e o poder e o valor da comunicação.

Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA) participou como coordenadora do Eixo 2 sobre “Línguas e Educação Intercultural”, tendo sido relatora da Sessão 4, de dia 24 de maio, sobre “Reflexões: caminhos para ações futuras”, que procurou “interpelar a Educação como ação coletiva com amplo potencial transformador, numa perspetiva de plurilinguismo e interculturalidade”.

Esta sessão contou com a participação de Luís Enrique López (Fundación PROEIB Andes, Bolívia), José Arlindo Barreto (Universidade Nacional de Cabo Verde), Virgínia Unamuno (CONICET, Argentina) e Colette Despagne (Universidade Autónoma de Puebla, México), moderação de Valentina Canese (Universidade Nacional de Assunção, Paraguai), e, também como relatora, Estela Mary Peralta de Aguayo (Universidade Nacional de Assunção, Paraguai).

O CILPE 2023 foi transmitido em streaming no canal de YouTube da OEI, e as apresentações dos dois dias do evento podem visitadas aqui: CILPE 2023 – 23.05.2023 | CILPE 2023 – 24.05.2023

ver mais | notícia elDiario.es | álbum oficial CILPE 2023