No passado dia 5 de maio, realizou-se na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, o SALP – Seminário Aconselhamento no Luto em Portugal 2023.

Este evento científico foi realizado por Cristina Felizardo, membro do CIDTFF, sob a orientação de Paula Santos (DEP, CIDTFF) e de Margarida Cerqueira (ESSUA, CINTESIS@RISE), com a colaboração de outros membros do CIDTFF, nomeadamente, Adalayne Santos, Ana Traqueia, Andrea Ulhôa, Bruna Batista, Francisco Parrança, Mariline Santos e Sara Santos. 

A ideia de organizar um evento científico dedicado ao luto, em concreto, ao Aconselhamento no Luto, surge como tarefa necessária à concretização do objetivo principal da Fase 3 do Projeto de Investigação intitulado ‘Aconselhamento no Luto: a formação especializada no contexto português’, nomeadamente, apurar as necessidades formativas em aconselhamento no luto sentidas pelos profissionais portugueses (das áreas de Educação, Psicologia, Saúde e Serviço Social) que, no exercício das suas profissões, sejam chamados a prestar apoio em processos de luto. 

No SALP23 estiveram presentes cerca de 120 pessoas, com mais 30 pessoas a assistir online. Vieram de todo o país, sendo que a maioria dos presentes era de Aveiro, Coimbra e Leiria, mas também de Lisboa, Porto, Santarém, Vila Real, Braga, Bragança, Castelo Branco e Évora. Um público maioritariamente feminino, composto por profissionais da áreas de psicologia, saúde, educação e serviço social. Mas não só. Para além de Psicólogos, Enfermeiros, Médicos, Professores, Educadores de Infância, Assistentes Sociais, participaram no evento estudantes, agentes funerários e pessoas com interesse pessoal pelo tema.

O painel de oradores estrangeiros e nacionais era composto por investigadores academicamente reconhecidos na área e por profissionais de diferentes campos de atuação. A participação de profissionais com Comunicações Orais surpreenderam, por um lado, pela incrível adesão visível no numero de participantes e, por outro lado, pela diversidade de temas e pela partilha humana de experiências vividas na primeira pessoa.  

O retorno foi extremamente positivo, com destaque para a organização do evento, para o conhecimento de excelência e qualidade partilhado pelos conferencistas e pela diversidade temática das comunicações apresentadas.

Acreditamos que o SALP23 se consolidou como um marco na promoção do debate cientifico sobre o apoio no luto em Portugal.

O sucesso da primeira edição, abre caminho para futuras edições deste evento, para que a cada saber partilhado estejamos a construir uma cultura de literacia do luto.

ver mais