23 junho, 2023 | 11h00 | Evento híbrido (Sala 5.3.27, DEP, Universidade de Aveiro & Online)

No dia 23 de junho de 2023, pelas 11h00, a colaboradora do LabELing Ana Rita Gomes Costa (CIDTFF, ESTGA, UA) dinamiza o seminário interno de discussão científica do LabELing, intitulado “Sensibilização à diversidade linguística e cultural no 2.º CEB – uma proposta de projeto educativo”.

Este seminário do LabELing decorrerá em formato híbrido, estando aberto a todos os interessados, presencialmente na sala 5.3.27 do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, ou online, via zoom-colibri (link de acesso disponibilizado após inscrição, por email, para parranca.silva@ua.pt).

Ana Rita Gomes Costa é licenciada em ensino de inglês e alemão e doutorada em Educação pela Universidade de Aveiro. Professora e formadora desde 2007, desempenha, atualmente, funções como professora adjunta convidada na Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Águeda.

Resumo da comunicação:

Neste seminário interno de discussão científica, proponho apresentar um projeto didático que surge no contexto da promoção de uma educação plurilingue e da valorização da diversidade linguística e cultural. O projeto é implementado em 2018, através de uma parceria entre uma escola de línguas estrangeiras e um agrupamento de escolas do distrito de Aveiro. Neste projeto, é dada a oportunidade, aos alunos do 2.º CEB, de contactar com línguas estrangeiras (francês, alemão, espanhol ou mandarim), num regime de atividades extracurriculares.

Os resultados de um estudo realizado em 2020 mostraram que, apesar de reconhecerem a importância da abordagem de sensibilização à diversidade linguística, os professores intervenientes neste projeto optaram por ensinar cada língua de forma individualizada, excluindo uma abordagem plural das línguas (Costa & Martins, 2020).

No presente ano letivo, estes professores de línguas participam num programa de formação que tem como objetivo a reflexão sobre uma identidade profissional mais aberta a experiências diferentes, permitindo-lhes passar de uma visão monolingue do ensino de línguas, para uma abordagem onde diferentes línguas e culturas estão presentes na sala de aula.

Neste seminário, procuro promover a discussão em torno das potencialidades e constrangimentos deste projeto didático e identificar possibilidades de desenvolvimentos e caminhos futuros.

Contamos com a Vossa presença – Até lá!