Ana Traqueia (CIDTFF), Manuela Gonçalves (CIDTFF) & Rosa Madeira (CIDTFF) | Sisyphus, 11(2), pp. 264 – 288

Resumo:

Os percursos biográficos e escolares de estudantes do Ensino Profissional (EP) estão, maioritariamente, relacionados com insucesso escolar e vulnerabilidade socioeconómica. A Escola revela-se, pois, um campo de reprodução de desigualdades sociais, contribuindo para a estigmatização do EP. Contudo, assinala-se seu (potencial) papel na promoção da inclusão de jovens em risco de exclusão social.

O artigo tem como objetivo analisar o conhecimento científico produzido sobre esta problemática e identificar os clássicos fundadores que norteiam o quadro teórico-concetual de estudos empíricos recentes, através de uma revisão integrativa da literatura.

Os resultados obtidos permitem comprovar o interesse académico e científico pela vertente profissionalizante do ensino, sobretudo a nível internacional. Porém, verifica-se a escassez de trabalhos direcionados para a análise sociológica dos fenómenos de inclusão e exclusão social. Destaca-se o enquadramento teórico-concetual nas teorias da reprodução cultural e no conceito de justiça social, considerando-se este mapeamento um contributo relevante para a discussão teórico-concetual subjacente.

ver mais

– – – – –

Referência:
Traqueia, A., Gonçalves, M., & Madeira, R. (2023). Percursos de inclusão e de exclusão social no ensino profissional: um mapeamento de abordagens concetuais através de revisão integrativa de literatura. Sisyphus, 11(2), 264-288. https://doi.org/10.25749/sis.28717