O 10.º Congresso Internacional da associação Éducation et Diversité Linguistique et Culturelle (EDiLiC) teve lugar na Universidade de Copenhaga, Dinamarca, entre os dias 28 e 30 de junho de 2023, tendo contado com contributos de várias investigadoras do CIDTFF.

No dia 28 de junho, o painel sobre “Propositions d’innovation éducative pour la diversité linguistique et culturelle vers le développement durable” contou com as apresentações “Entre formation et pratique – espaces de continuité et de rupture dans le contexte d’un projet d’éducation à la diversité linguistique et culturelle pour le développement durable, por Filomena Martins (CIDTFF) e “From teacher education to teaching practices for sustainability: reflections around a project with children in a Portuguese school”, pelas investigadoras do CIDTFF Bruna Batista e Ana Isabel Andrade.

Também neste dia, numa sessão dedicada à interseção de vários temas, foi apresentada por Ann-Birte Krüger e Silvia Melo Pfeifer (CIDTFF) a comunicação “La relation école-famille dans le contexte de l’accueil des élèves allophones. Une étude comparative entre Hambourg (Allemagne) et la Franche-Comté (France)”; e, no período da tarde, Valentina Piacentini e Olga Heitor (colega do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa) apresentaram a comunicação “CLIL LOTE chemistry material based on the pluriliteracies perspective. Results from preliminary implementation”, na sequência da colaboração das investigadoras no network CLIL in Languages Other than English (LOTE) transitions do ECML.

No dia 29 de junho, Lisa Marie Brinkmann e Sílvia Melo-Pfeifer (CIDTFF) participaram com a comunicação “‘und dann aber auch wieder zum normalen Fremdsprachenunterricht’ – Language teachers’ beliefs on Linguistic Landscapes as pedagogical tools in Germany” no painel “Integrating Local Linguistic Landscapes for Global Language Education into the Curriculum: From School to University”; e Filomena Martins foi uma das coautoras da comunicação “Evaluer les compétences en langues familiales : quelles pratiques ? quells objectifs ? Premiers résultats d’enquête menée à travers l’Europe” do painel sobre o sub-tema 4 – macro level.

Ainda no segundo dia do evento, Valentina Piacentini apresentou a comunicação “What students think about learning (in) English within CLIL and other languages and cultures”, que reune considerações específicas derivantes da tese de doutoramento da investigadora sobre CLIL (Content and Language Integrated Learning), educação em Ciências e aprendizagem do Inglês como língua estrangeira; as investigadoras do CIDTFF Sara Santos, Ana Raquel Simões e Susana Pinto participaram com a comunicação “Disclosing the spiders’ web: an analysis of the images of languages and the Other of a school community.”; e a comunicação “Le kamishibaï plurilingue : un projet de classe transculturel, collaboratif et créatif pour travailler la diversité linguistique et culturelle” foi apresentada por Rosa Maria Faneca.

Também neste dia decorreu a Assembleia Geral da associação internacional EDiLiC, no âmbito da qual Rosa Maria Faneca foi reeleita, por mais um mandato, como membro do bureau com a função de tesoureira. O bureau é agora constituído por Ildikó Lőrincz, Andrea Young, Carole-Anne Deschoux, Nathalie Thamin, Danièle Moore e Rosa Maria Faneca.

O último dia do evento contou com uma conferência plenária por Sílvia Melo-Pfeifer (CIDTFF) e Joana Duarte, intitulada “‘He perdido el nivel bueno de español’: un plaidoyer en faveur de transitions transversales et horizontales dans l’apprentissage intégré des contenus et des langues au-delà de l’anglais”; com a comunicação “Projects of plurilingual and intercultural education in school: Analysing mediation tasks” por Ana Sofia Pinho (CIDTFF); e com a apresentação “Teachers´ voices on a project to raise linguistic diversity awareness in primary education” por Ana Rita Costa (CIDTFF).

Dedicado ao tema “L’éducation plurilingue de la petite enfance à l’âge adulte: Transitions, continuités et ruptures”, este congresso pretendeu contribuir para o diálogo entre e com todos os envolvidos na investigação e na educação plurilingue e pluricultural, e na Aprendizagem Integrada de Línguas e Conteúdos (Content and Language Integrated Learning, CLIL), bem como nas intersecções entre estes domínios, com especial incidência nas áreas de transição, continuidade e rutura entre níveis educativos e contextos de aprendizagem.

O programa completo e livro de resumos encontram-se disponíveis na página da instituição que acolheu o evento.

As investigadoras do CIDTFF Ana Isabel Andrade, Maria Helena Araújo e Sá, Filomena Martins, Rosa Faneca, Silvia Melo-Pfeifer, Valentina Piacentini, Susana Pinto e Ana Raquel Simões integraram a Comissão Científica do evento.