Já se encontra em acesso aberto o “DiCE.Lang Teacher Training Package: multilingual guide”, disponível nas 5 línguas dos parceiros que constituem o consórcio do projeto Erasmus+ DiCE.Lang – Digital Citizenship Education and Foreign Language Learning: Inglês, Italiano, Alemão, Português e Letão.

O projeto DiCE.Lang (2020-1-DE01-KA203-005712; 10/2020-09/2023) tem como objetivo reforçar o perfil do cidadão digital, ao promover oportunidades para a Educação para a Cidadania Digital (ECD) em aulas de língua estrangeira (LE). Com a duração de três anos, envolve um consórcio de 5 instituições europeias: a Universidade de Munique (Alemanha), a Universidade de Aveiro (Portugal), a Universidade de Limerick (Irlanda), a Universidade da Letónia e o Siena Italian Studies (Itália).

O Teacher Training Package (TTP) – pack de formação para professores – é um dos produtos do projeto, que inclui quatro elementos que pretendem melhorar a literacia digital dos professores, no que diz respeito à ECD e, consequentemente, dos seus alunos, incluindo a promoção de competências democráticas, sociais e interculturais e o desenvolvimento do pensamento crítico e da literacia dos media.

A ECD promove uma competência transversal a todas as áreas curriculares nas escolas, relacionada com outros conteúdos, e, por essa razão, é também responsabilidade dos professores de LE e o TTP tem como objetivo auxiliar os docentes na compreensão de como podem abordar esta temática e implementar as atividades do guião nas suas aulas.

Este documento for coordenados pela investigadora do CIDTFF Ana Raquel Simões, e contou com os contributos dos investigadores Ana Isabel Andrade (CIDTFF, DEP, UA), António Moreira (CIDTFF, DEP, UA), David Oliveira, Isabel Cabrita (CIDTFF, DEP, UA), Filomena Martins (CIDTFF, DEP, UA), Gillian Moreira (DLC, UA), Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA), Liudmila Shafirova (CIDTFF, DEP, UA), Maria José Loureiro (CIDTFF, DEP, UA), Margarida Lucas (CIDTFF, DEP, UA), Mariana Coronha (CIDTFF, DEP, UA), Mónica Lourenço (CIDTFF, DEP, UA), Noemí Perez, Sara Santos (CIDTFF, DEP, UA), Susana Pinto (CIDTFF, DEP, UA) e Susana Senos (DEP, UA).

ver mais

– – – – –

Referência:
Simões, A. R. (coord.) (2023). DiCE.Lang Teacher Training Package: multilingual guide. UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/fhae-jg64