EvoKE 2023 teve lugar na University of Bath, Reino Unido, entre os dias 3 e 6 de julho de 2023, e contou com a participação de várias investigadoras do CIDTFF.

Cecília Guerra (CIDTFF, DEP, UA) apresentou um poster intitulado “Can we assume that epigenetics has been a driver of evolution?” sobre o projeto EPIBOOST (BOOSting excellence in environmental EPIgenetics); e Xana Sá-Pinto (CIDTFF, DEP, UA) e Patrícia Pessoa (CIDTFF, UTAD) foram autoras do poster “How do primary school students reason about evolution when predicting the future or explaining the past?”, sobre um trabalho a ser realizado no âmbito do grupo de educação formal da EuroScitizen Cost Action.

As investigadoras Patrícia Pessoa e Xana Sá-Pinto dinamizaram também o workshop “Learning evolution for sustainable development”, no dia 5 de julho de 2023, que reuniu 10 pessoas com o objetivo de desenvolver novas propostas de atividades educativas que explorem questões relacionados com a sustentabilidade de numa perspetiva evolutiva.

Como presidente da rede EvoKE e membro da comissão organizadora do evento, Xana Sá-Pinto dinamizou ainda a Assembleia Geral no terceiro dia do evento que tinha por objetivo: 1) apresentar aos associados o orçamento relativo ao período de 2021-2023; 2) discutir e planificar novos projetos para serem desenvolvidos no âmbito da rede EvoKE.

Este evento reuniu pessoas interessadas em promover a criação de redes em torno da literacia evolutiva e em reforçar o seu impacto na sociedade, entre eles investigadores, educadores e comunicadores de ciência, com o objetivo de:

– trabalhar em rede, com parceiros internacionais e interdisciplinares, para desenvolver e impulsionar projectos de educação evolutiva e de divulgação; 

– desenvolver competências em matéria de envolvimento do público na ciência, educação evolutiva e divulgação;

– partilhar e discutir as experiências em educação evolutiva e divulgação e inspirar-se com os conferencistas convidados e outros participantes;

– e contribuir para o desenvolvimento do EvoKE e para definir as suas orientações e linhas de acção futuras.

ver mais