Daniela Pedrosa (CIDTFF) | Pratica – Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de E-Learning, 6(3), pp. 10-19

Resumo:

A abordagem pedagógica e-Sim(Programming) tem vindo a ser aplicada em contexto presencial e no Ensino a Distância, contribuindo no apoio à auto e corregulação das aprendizagens e na transição de competências iniciais para avançadas, na área de Programação de Computadores. Contudo, a sua aplicabilidade e transposição noutras áreas não foram identificadas na literatura científica.

Este trabalho tem como objetivos compreender e descrever como a abordagem “e-Sim” pode ser adotada na área de Educação. Adotou-se como metodologia de investigação Design Science para desenvolver o primeiro protótipo “e- SimEducaTIC”, aplicado na disciplina de “TIC e Educação Básica”, em contexto de blended-learning, da Licenciatura em Educação Básica da Universidade de Aveiro. Neste artigo, descreve-se as decisões, o tipo de adaptações implementadas e os desafios encontrados neste processo.

Conclui-se que é possível a adaptar a abordagem “e-Sim”. Porém, a sua transposição requer que o docente adeque as dimensões da “e-Sim” à realidade do seu contexto letivo (objetivos pedagógicos, as competências esperadas, a tipologia e modo de funcionamento da UC, etc.). Pode ter de ajustar procedimentos, face aos seus conhecimentos e domínio das técnicas sugeridas pela abordagem “e-Sim” e ao tempo-esforço disponível para proceder as alterações. Fornece-se algumas recomendações para educadores e investigadores que pretendam adotar a abordagem no seu contexto letivo.

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A publicação deste artigo vem no seguimento da apresentação feita na P.PIC – Porto Pedagogical Innovation International Conference.

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Referência:
Pedrosa, D. (2023). E-simeducatic: o primeiro protótipo da transposição da abordagem pedagógica “e-sim”(programming) para a área de educação. Pratica – Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de E-Learning, 6(3), 10–19. https://doi.org/10.34630/pel.v6i3.5293