15 dezembro 2023 | 10h00 | Anfiteatro Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento, Universidade de Aveiro
Realizam-se no dia 15 de dezembro de 2023, pelas 10h00, no Anfiteatro Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Educação de Lúcia Maria Esteves Oliveira Gomes Lemos, com o título “O desenvolvimento da escrita argumentativa numa sequência de ensino do texto de opinião no 3.º ciclo do ensino básico”.
Lúcia Lemos é orientada por Inês Cardoso (CIDTFF, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém) e coorientada por Rosa Lídia Coimbra (Departamento de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro).
As orientadoras pertencem ambas ao grupo ProTextos – ensino e aprendizagem da escrita de textos, e têm interesses comuns no ensino da escrita de textos por géneros, em sequências de Ensino na linha do Interacionismo Sociodiscursivo, em todos os anos de escolaridade.
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Resumo:
No final do 3.º ciclo, os alunos revelam dificuldades na produção escrita de textos de natureza argumentativa, em que se inclui o género “texto de opinião”, apesar de as Aprendizagens Essenciais em Português, articuladas com as áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, referirem que, ao longo do 3.º ciclo, a aula de Português está orientada para o desenvolvimento da escrita de natureza argumentativa. Neste trabalho, fazemos um levantamento do perfil de chegada expectável dos alunos, no final do ensino básico, em matéria de argumentação, tendo em conta o atual panorama legal.
No quadro do interacionismo sociodiscursivo e seguindo princípios e práticas de ensino da escrita advogados neste âmbito, levámos a cabo um trabalho de investigação-ação, procurando testar modos de trabalho didático que se coadunem com o perfil traçado. Colocámos em prática uma sequência de ensino de escrita de texto de opinião numa turma do 3.º ciclo (total de 30 alunos), do 9.ºano de escolaridade, dispositivo que montámos com base nos saberes e dificuldades inicialmente diagnosticados nos discentes. Tivemos, igualmente, em conta estudos que perspetivam o desenvolvimento na escrita do género ao longo da escolaridade.
Pretendemos, assim: i) contribuir para definir e caracterizar as dimensões ensináveis do texto de opinião nesta fase de escolaridade; ii) aperfeiçoar ferramentas de trabalho pedagógico-didático para o ensino de géneros argumentativos na lógica das sequências de ensino, em consonância com as prioridades definidas para o 3.º ciclo.
Os resultados foram obtidos pela comparação das produções iniciais e finais, respetivamente, antes e depois da implementação da sequência de ensino, e evidenciam que a implementação da sequência de ensino de escrita de texto de opinião é suscetível de produzir aprendizagens significativas.