23 novembro, 2023 | 10h30 | sala 5.3.27, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

Kyria Rebeca Finardi dinamiza o próximo Seminário Interno de Discussão Científica do Laboratório de Educação em Línguas (LabELing) do CIDTFF (DEP, UA), no dia 23 de novembro, pelas 10h30, com a comunicação intitulada “O papel das línguas na produção acadêmica mundial e no processo de internacionalização do conhecimento: ecologia ou mais valia?”.

Este seminário do LabELing decorrerá em formato híbrido. A sessão está aberta a todos os interessados, presencialmente na sala 5.3.27 do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, ou online via zoom-colibri (link de acesso disponibilizado após inscrição, por email, para andreaulhoa@ua.pt).

Sobre Kyria Rebeca Finardi:

É doutora em Letras Inglês e professora associada do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Espírito Santo (UFES) onde também atua na Comissão Permanente de Internacionalização. É co-criadora e co-coordenadora da Associação Iberoamericana de Linguística Aplicada (AIALA), e vice-presidente da Associação Internacional de Linguística Aplicada (AILA).

Resumo da comunicação:

O crescimento exponencial das publicações científicas exige uma revisão crítica do sistema de produção e avaliação que afeta a forma como o conhecimento é produzido, circulado e valorizado. Para considerar o impacto global, regional e local da pesquisa, juntamente com as suas possibilidades de promover o avanço social e científico, é necessário discutir o papel das línguas na produção e divulgação acadêmica e no processo de internacionalização do conhecimento.

Esta apresentação pretende discutir possibilidades de construção de espaços acadêmicos que sejam regidos por formas alternativas de produção, avaliação e internacionalização do conhecimento, e que constituam as arenas multilíngues e multiculturais, com a presença significativa de línguas nacionais e locais como reflexo da diversidade social linguística existente no mundo, combatendo o distanciamento entre o conhecimento produzido na universidade e a sociedade, privilegiando o valor científico qualitativo e o impacto social do trabalho científico que é publicado, comunicado, divulgado e retroalimentado nos sistemas linguísticos relevantes para o ambiente e para a diversidade dos seus destinatários.

Com esse objetivo, trago evidências da produção acadêmica latino-americana para ilustrar a discussão sobre a necessidade de fomentar uma ecologia de saberes e línguas nos diálogos internacionais.

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