Rui Marques Vieira, investigador do CIDTFF e professor do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, participou como convidado no “V Encontro Formação Inicial de Professores do 1.º e 2.º CEB – Reflexão e Prática”, que teve lugar na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) no dia 5 de dezembro de 2023.

O investigador dinamizou a primeira Sessão Plenária do dia, subordinada ao tema “Será que estamos mesmo preocupados e a promover o pensamento crítico dos estudantes?”.

O Encontro envolveu os estudantes de 1.º e de 2.º ano dos Cursos de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, e de Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, estando aberto a toda a comunidade educativa.

Teve como objetivos:

– incentivar a partilha de experiências no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II;

– promover a reflexão sobre a prática e a profissão docente no 1.º e no 2.º CEB;

– fomentar o diálogo entre os estudantes do 1.º e do 2.º ano dos cursos referidos, abrindo-o a outros interessados;

– proporcionar o contacto com outros agentes educativos, não ligados à ESELx;

–  e promover os referidos mestrados profissionalizantes interna e externamente.

ver mais | programa