Quatro alunas da Unidade Curricular Projetos de Intervenção Educacional III (PIE III) – Filipa Santos, Mafalda Carvalho, Mara Silva e Vanessa Rebelo – acompanhadas por Rosa Maria Faneca, investigadora do CIDTFF e professora do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, participaram no workshop internacional “Créathon d’écriture plurilingue” que decorreu dia 6 de dezembro de 2023, das 9h30 às 17h00.

A Universidade de Aveiro foi convidada pela Universidade Le Mans Université, CREN, a participar neste projeto organizado por Isabelle Audras (Le Mans Université, CREN), Florence Lacroix (Inspé de l’Académie de Nantes, site d’Angers, CREN) e Nadja Maillard-De La Corte Gomez (Université d’Angers, CIRPaLL).

Esta 2ª edição do evento reuniu cerca de 90 estudantes universitários, futuros educadores, professores provenientes de várias universidades francesas (Le Mans & Angers) e Universidades de Portugal, Argélia, Marrocos, Ucrânia, Grécia, Roménia, Cisjordania, entre outras.

O objetivo do workshop internacional consistiu na partilha das línguas de cada estudante, revisitando um conto de Charles Perrault “Les fées” numa oficina de escrita plurilingue coletiva. Os estudantes foram convidados a imaginar, juntos e em pequenos grupos, uma nova versão do conto tradicional, jogando com todas as línguas que conhecem e até aquelas que pensavam não conhecer.

Durante a manhã do dia 6 de dezembro, os participantes assistiram à conferência de Gail Prasad (Université York, Canadá) “Tisser à partir des langues, des cultures et des expériences de vie des élèves. La création des textes identitaires plurilingues en classes”.

Da parte da tarde, em grupos de quatro ou cinco pessoas, foram apresentados à literatura infantil plurilingue durante o atelier de descoberta orientado por professoras  das Universidades de Le Mans e Angers.

A sua missão: tirar partido do Créathon plurilingue para reescrever uma história utilizando as diferentes línguas faladas no grupo. Os estudantes e professores tiveram carta branca para introduzir novas personagens, mudar o ambiente de uma cena ou mesmo alterar o final da história. Esta criação foi uma oportunidade para mostrar línguas que são frequentemente ignoradas nas nossas universidades e, para os participantes, para desenvolver a sua criatividade e tomar consciência da riqueza dos seus recursos linguísticos.