Já se encontra disponível em acesso aberto no Repositório Institucional da Universidade de Aveiro (RIA) a brochura “Formação em exercício em São Tomé e Príncipe: estratégias de formação e instrumentos de apoio à componente de prática pedagógica“, da autoria das investigadoras do CIDTFF Rosa Maria Faneca, Teresa Neto e Leonor Santos.
Excerto da Apresentação:
Esta brochura surge no âmbito do Programa-Piloto de Formação em Exercício de Docentes [regime
de codocência] para as disciplinas de Português e Matemática (PFED-CoDoc), uma atividade
desenvolvida no quadro da Componente 3 do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de
São Tomé e Príncipe (PAISE-STP), na Região Autónoma do Príncipe (RAP).(…)
O PFED-CoDoc teve, assim, início em novembro de 2020/2021, tendo tido continuidade no ano letivo
seguinte2 (2021/2022), uma vez que o surgimento da pandemia e o encerramento da escola por um
longo período de tempo impediu o desenvolvimento cabal do programa de formação inicialmente
traçado. Todavia, em contrapartida, a extensão da formação permitiu “testar” e aperfeiçoar, não só
as estratégias de formação adotadas, como os instrumentos que lhe foram servindo de suporte.Por isto, todos os documentos aqui apresentados são o resultado de um processo evolutivo que,
acreditamos, contribuiu para melhorar a sua adequação ao contexto educativo santomense e, em
especial, a processos de formação em exercício de professores sem qualificação profissional para a
docência.
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Referência:
Faneca, R., Neto, T., & Santos, L. (2023). Formação em exercício em São Tomé e Príncipe: estratégias de formação e instrumentos de apoio à componente de prática pedagógica. UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/t6t6-9d63