Após a participação de Rosa Maria Faneca e das quatro alunas do PIE III no Workshop Internacional “Créathon d’écriture plurilingue” no dia 6 de dezembro de 2023, a equipa de Aveiro foi convidada pelas Universités d’Angers e Le Mans para integrar a mesa redonda “Créathon d’écriture plurilingue” coordenada por Nadja Maillard, no âmbito do Colóquio Internacional “F/francophonies en contextes universitaires et diversités de l’ailleurs. Langues, mobilités, (trans)formations, identités“, organizado pelas mesmas universidades nos dias 4 e 5 de abril de 2024.

O objetivo desta participação no colóquio internacional foi partilhar as experiências adquiridas durante o processo de escrita plurilingue e coletiva do conto “Era uma vez uma viúva que tinha duas filhas” (do livro “As Fadas” de Charles Perrault) durante o projeto “créathon plurilingue”.

As alunas Filipa Santos, Mafalda Carvalho, Mara Silva e Vanessa Rebelo da Unidade Curricular (UC) Projetos de Intervenção Educacional III (PIE III) da Universidade de Aveiro, acompanhadas pela professora da UC Rosa Maria Faneca (CIDTFF, DEP, UA), foram convidadas a falar sobre o desenvolvimento de estratégias de escrita plurilingue colaborativa, no sentido de criatividade, de inspiração e de diálogo intercultural e reconhecer e mobilizar os seus repertórios plurilingues.

Este projeto insere-se na linha das práticas de escrita criativa, que encorajam a escrita nas/com as línguas dos sujeitos, reescritas hipertextuais inseridas em abordagens didáticas “plurais”.

programa | ver mais