No âmbito da Conferência ICEM’22 decorrida em Santarém, Portugal, em setembro de 2022, sob a temática “Moving on Towards the ‘New Normal’ in Education”, a Revista Educational Media International (EMI), considerada a revista oficial do ICEM, e com a nova Editora Geral, Hannah Gerber, publica uma edição especial dedicada a uma seleção de trabalhos aí apresentados, o volume 60 (números 3 e 4).
Além do editorial por Maria José Loureiro (CIDTFF & ccTICUA, DEP, UA), Ana Loureiro (ESE-IPSantarém) & Mart Laanpere (Universidade de Tallinn), este volume especial conta com a colaboração de vários investigadores do CIDTFF que damos a conhecer:
Towards interdisciplinarity with STEAM educational strategies: the Internet of Things as a catalyser to promote participatory citizenship | Manuel Santos CIDTFF), Vânia Carlos (CIDTFF) & António A. Moreira (CIDTFF) | pp. 274-291
Digital competence and information literacy: clarifying concepts based on a literature review | Daniel Cláudio Mbandje (CIDTFF), Maria João Loureiro (CIDTFF) & Margarida Lucas (CIDTFF) | pp. 306-316
A edição conta com trabalhos de investigação efetuados a nível mundial, como por exemplo os Estados Unidos da América, Angola ou Singapura. Na Europa destacam-se trabalhos provenientes de Espanha e Estónia, havendo inúmeros trabalhos de investigação provenientes do país onde se realizou a conferência, nomeadamente por investigadores de Centros de Investigação da UA (por exemplo o DigiMedia) e contributos de outras Universidades ou Institutos Politécnicos Portugueses.
A revista EMI, publicada pela Taylor & Francis, tem um fator de impacto de 5 anos de 2,2 e é indexada com um CiteScore de 3,7 na SCOPUS.
– – – – –
Referências:
Loureiro, M. J., Loureiro, A., & Lanpaare, M. (2024). Editorial. Educational Media International, 60(3-4), 152-153. https://doi.org/10.1080/09523987.2023.232460505
Santos, M., Carlos, V., & Moreira, A. (2024). Towards interdisciplinarity with STEAM educational strategies: the Internet of Things as a catalyser to promote participatory citizenship. Educational Media International, 60(3-4), 274-291. https://doi.org/10.1080/09523987.2023.2324581
Mbandje, D. C., Loureiro, M. J., & Lucas, M. (2024). Digital competence and information literacy: clarifying concepts based on a literature review. Educational Media International, 60(3-4), 306-316. https://doi.org/10.1080/09523987.2023.2324605