Decorreu no dia 19 de dezembro, na sala SALT, o workshop Hyb-IT-up “Co-design of a framework for implementing hybrid teaching and learning strategies“. A formação, destinada a professores e investigadores do campo da educação, foi dinamizada pelas investigadoras do Laboratório de Conteúdos Digitais Ana Balula, Cecília Guerra e Maria João Loureiro.

Fazem parte ainda da equipa do projeto os membros integrados do CIDTFF António Moreira, Marta Fortunato, Nilza Costa e Rita Tavares.

O projecto Hyb-IT-up, financiado pelo ERASMUS+ Cooperation Partnerships 2022, apoia a utilização das tecnologias digitais por professores e estudantes do ensino superior, de uma forma pedagogicamente significativa, para encorajar a aprendizagem e o ensino híbridos. O projecto visa desenvolver design e materiais digi-pedagógicos que capacitem professores e estudantes a envolverem-se e a desfrutarem de uma aprendizagem produtiva num modo de ensino híbrido.

Assume-se que o modo híbrido de ensino e aprendizagem se tornou um método de ensino comum no ensino superior. Isto significa que os professores precisam de cultivar competências pedagógicas e digitais específicas a fim de planear, implementar e avaliar a aprendizagem híbrida. Não só os professores, mas também os estudantes precisam de competências para participarem efectivamente neste novo ambiente de aprendizagem.

Em situações tão desafiantes tanto para professores como para estudantes, o objectivo do projeto e workshop é apoiá-los, fornecendo soluções práticas, mas altamente baseadas na investigação, para a aprendizagem híbrida.