No dia 18 de dezembro de 2023, vários investigadores do CIDTFF receberam Armindo Monjane numa visita organizada por Betina Lopes, realizada com o objetivo de alavancar futuras parcerias.
A dar as boas-vindas ao professor estiveram alguns membros da equipa do projeto programático Smart Knowledge Garden (SKG) do CIDTFF – Valentina Piacentini, Luís Dantas e Lais Rodrigues – que acompanharam Armindo Monjane por alguns espaços do DEP (salas do laboratório Labeling, vista do Jardim da Ciência do andar superior, laboratório LEduC para o 1.º CEB).
Valentina Piacentini, investigadora responsável pelo processo de reconfiguração do Jardim da Ciência no âmbito do SKG, também apresentou o projeto SKG, os seus princípios orientadores, a co-construção de um módulo agregador interdisciplinar (em parceria com a empresa de design ToyNo e com a participação de vários membros do CIDTFF), desafios e pistas de trabalho futuro.
Enquanto diretor da Faculdade de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Pedagógica de Maputo, Armindo Monjane considerou a possibilidade de desenvolvimento de módulos de formação de professores na própria universidade e mostrou interesse em temas interdisciplinares, tal como os abordados através do módulo agregador SKG-JC.
Da parte da tarde, vários membros da equipa do EduCITY, Lúcia Pombo, Margarida M. Marques, Diogo Figueiredo, João Ferreira-Santos e Rita Rodrigues, e a prestadora de serviços multimédia do projeto, Samanha Oliveira, apresentaram a Armindo Monjane o projeto EduCITY e os seus principais produtos.
Destes foi destacado o ambiente inteligente de aprendizagem na cidade, que visa a promoção de competências-chave de sustentabilidade e da consciência ambiental na comunidade urbana. O ambiente é integrado pela app EduCITY, pela plataforma web que a alimenta e por jogos educativos co-criados pela comunidade escolar, académica e em geral. Durante a sessão discutiram-se possibilidades de aplicação de iniciativas e tecnologias semelhantes em contexto de formação de professores em Maputo.
A visita contou também com um encontro com Mariana Alves (investigadora do CIDTFF e co-diretora da associação sem fins lucrativos Cartas com Ciência), de forma a reforçar possibilidades de parceria entre a Cartas com Ciência e a Faculdade de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Pedagógica de Maputo, incidindo particularmente no projeto YEPSTEM, de formação de professores para a equidade na aprendizagem não formal de ciências, que dará início em 2024 e terá a coordenação da Cartas com Ciência, e que conta já com a parceria do CIDTFF.
Armindo Monjane, doutorado em Química Ambiental (Alemanha), é diretor da Faculdade de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Pedagógica de Maputo (UPM). Desde fevereiro de 2022 que se firmou um protocolo genérico de colaboração UA-UPM. A sua visita foi motivada pelo mútuo interesse em definir linhas de atuação futuras UPM – DEP/CIDTFF-UA no âmbito de um projeto de Capacitação de Formadores de Professores em STEM financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Direcção Nacional do Ensino Superior de Moçambique.