Entre os dias 10 e 12 de março de 2025, vários investigadores do CIDTFF receberam três professores da Universidade Pedagógica da Maputo – Moçambique (UP-Maputo), numa visita organizada por Betina Lopes (CIDTFF, DEP, UA), com o objetivo de alavancar futuras parcerias.
Através da Faculdade de Ciências Naturais e Matemática, a UP-Maputo está a implementar um projeto com o intuito de capacitar formadores e professores em Metodologias STEM.
Arsénio Mindu (Diretor da Faculdade de Ciências Naturais e docente da área de Física), Ezar Esau Nharreluga (docente da área de Matemática) e Alberto Boane (docente da área de Química) ficaram a conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo CIDTFF, designadamente no âmbito do Grupo de investigação em Ciência, Tecnologia e Inovação, do Lem@tic (Laboratório de Educação em Matemática) e do LEduC (Laboratório aberto de Educação em Ciências).
No dia 10 de março, a equipa do EduCITY apresentou o projeto e os seus principais produtos, dos quais se destacam a app e a plataforma web que a alimenta. Durante a sessão discutiram-se possibilidades de aplicação de iniciativas e tecnologias semelhantes em contexto de formação de professores em Maputo, Moçambique.
Ainda nesse dia, puderam saber mais sobre o projeto GAI-SciTeach – Generative Artificial Intelligence for Science Teacher Education enhancement: Framework Development, numa reunião com a coordenadora do projeto Margarida Marques (CIDTFF, DEP, UA).
No dia 11 de março, Valentina Piacentini (CIDTFF, DEP, UA) deu a conhecer o Smart Knowledge Garden, projeto que tem o objetivo de criar um ambiente aberto e integrado de investigação para a educação, formação e disseminação, e que inclui a reconceptualização do Jardim da Ciência (ambiente exterior para atividades de educação científica não-formal localizado no DEP).
De seguida, o OpenUS4ALL – Open Universal Steam for All – projeto que visa fornecer aos professores do ensino secundário de Espanha, Portugal, Grécia e Turquia um quadro que lhes permita realizar projectos STEAM enriquecedores e flexíveis – foi dado a conhecer pela coordenadora local, Teresa B. Neto (CIDTFF, DEP, UA).
A visita terminou com uma sessão de apresentação de vários trabalhos de investigação, (co)coordenados por José Luís Araújo, sobre temas como Educação STEM e programação em Arduino (Alexandre Mendes, Mestrado em Ensino de Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário), monitorização da qualidade das águas costeiras e sua contaminação por microplásticos (Alfredo Mabica, Programa Doutoral em Química Sustentável), Educação Ambiental e literacia climática (Mafalda Vaz, Programa Doutoral em Educação) e Inteligência Artificial Generativa na Educação em Ciências (Rosa Neto, Programa Doutoral em Multimédia em Educação).




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