O investigador do J. Bernardino Lopes (CIDTFF, UTAD) foi entrevistado sobre o uso de artefactos para melhorar a aprendizagem de ciências e de tecnologia, no podcast diário da Antena 1, 90 segundos de ciência.

De acordo com o investigador, há cada vez maior disponibilidade de todo o tipo de artefactos – dispositivos ou objetos como instrumentos, tablets, ou jogos – para o ensino de ciências e tecnologia , mas que podem ser usados sem grande proveito para as aprendizagens dos alunos.

Explica que o desafio está em usufruir do uso de artefactos para que os alunos possam aprender conhecimentos novos, a desenvolverem competências, a aprenderem a pensar de modo diferente, e a usarem-nos como mediadores na comunicação com os professores e com os seus pares.

Isto é um exemplo de um uso de artefactos para desenvolver competências e para aprender a pensar de modo diferente e a comunicar com os seus colegas as ideias que têm durante o processo de aprendizagem.

Ao estudar a forma os artefactos podem ser usados, isoladamente ou de forma orquestrada com outros, para desenvolver competências e para aprender a pensar e a comunicar, J. Bernardino Lopes espera identificar uma série de boas práticas que permitam tirar o máximo do potencial do seu uso no ensino de ciências e tecnologia.

O episódio Ep. 1719, transmitido pela primeira vez no dia 7 de fevereiro de 2024 na Antena 1 e repetido no dia seguinte, encontra-se disponível na plataforma do “90 Segundos de Ciência” e na RTP Play.