13 março, 2024 | 11h00 | Online

O Laboratório de Educação em Línguas (LabELing) do CIDTFF organiza, pelas 11h00 do dia 13 de março de 2024, um seminário de discussão científica, em formato online, sobre integração de estudantes universitários refugiados no ensino superior, dinamizado pelas investigadoras Silvia Melo-Pfeifer e Franziska Gerwers.

Silvia Melo-Pfeifer, professora da Universidade de Hamburgo e colaboradora do CIDTFF, juntamente com Franziska Gerwers, estudante de doutoramento e assistente de investigação na mesma instituição, irão dinamizar o seminário o intitulado “I was alone at the beginning”: Integração de estudantes universitários refugiados no ensino superior.

Resumo:

Segundo dados de 2020 do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), apenas 1% dos jovens refugiados em idade de frequentar o ensino superior o fazem, em comparação com 34% dos jovens em todo o mundo. Diante desse panorama preocupante e considerando as sucessivas vagas de refugiados em idade de frequentar o ensino superior observadas no contexto europeu, torna-se premente abordar os obstáculos à sua integração e manutenção neste ciclo de ensino.

Com base nos resultados de um inquérito por questionário realizado a estudantes refugiados no ensino superior em seis países da Europa, obtidos em 2023 no âmbito do projeto Erasmus Plus Agile (“Higher Education Resilience in Time of Crisis”, coordenado pela Université Paris 8), será discutida a questão da integração de estudantes refugiados em instituições de ensino superior europeias, sob a ótica dos participantes, refletindo sobre a construção de mecanismos de resiliência institucional.

Os interessados deverão fazer as suas inscrições, por email, para: andreaulhoa@ua.pt

Sobre as dinamizadoras:

Sílvia Melo-Pfeifer é professora de Didática de Línguas Românicas na Universidade de Hamburgo (Alemanha), atuando no domínio da formação de professores de francês e de espanhol. Os seus interesses de investigação incluem abordagens plurilíngues na formação e na investigação linguísticas, o uso de paisagens linguísticas e de abordagens artísticas na educação em línguas e na formação de professores.

Franziska Gerwers é estudante de doutoramento e assistente de investigação na Universidade de Hamburgo, na Faculdade de Ciências de Educação. Trabalha no domínio da formação de professores de espanhol. Os seus interesses de investigação centram-se na mediação interlinguística e na investigação sobre as crenças dos professores.