No âmbito do Projeto Erasmus+ BOLD (Building on Linguistic and Cultural Diversity for social action within and beyond European universities), a equipa da Universidade Aveiro, constituída por Andrea Ulhôa, Carolina Simões, Madalena Teixeira, Marcelo Kremer, Maria Helena Araújo e Sá, Marisa Machado, Mónica Lourenço, Raquel Carinhas, Susana Pinto e Vânia Carlos, investigadores do CIDTFF, construiu o módulo de formação Linguistic and cultural management in border regions.

Destinado a (futuros) professores, formadores de professores de várias áreas disciplinares,  administradores escolares e público em geral, este módulo oferece a oportunidade de analisar e discutir criticamente a natureza multifacetada do conceito de “fronteira”, proporcionando:

  • uma reflexão sobre os obstáculos e vantagens de viver em regiões de fronteira, particularmente no que diz respeito à diversidade linguística e cultural;
  • a exploração da importância da adoção de uma identidade plurilingue dentro desses contextos;
  • o contacto com as experiências diárias, profissionais e estéticas de indivíduos que residem em regiões de fronteira;
  • e a análise de exemplos que ilustram práticas de educação linguística em diferentes contextos, de acordo com uma perspetiva de ação social.

No site do projeto, que se desenvolve no pressuposto de que a aprendizagem em serviço (em inglês “service learning”) pode concorrer para a formação de professores comprometidos com a promoção da diversidade linguística e cultural, encontram-se outros módulos de formação, em acesso aberto e construídos pelas diferentes equipas do consórcio, que almejam contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes que apoiem (futuros) professores  na implementação de projetos educativos de aprendizagem em serviço no âmbito da diversidade linguística e cultural.