[notícia editada a 22 de maio de 2024, para alteração de data da sessão: a sessão foi adiada de 22 de maio para 29 de maio pela mesma hora]

22 29 maio, 2024 [nova data] | 14h00 (Lisboa) | 5.1.62, DEP, UA

No dia 29 de maio de 2024, pelas 14h00, na sala 5.1.62 do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA), o Investigador do CIDTFF Davys Enrique Espíndola Moreno dinamizará a sessão “Falemos sobre educação: o essencial é invisível aos olhos”.

Nesta apresentação, o Davys propõe discutir sobre a importância de promover a participação de todas as crianças nos processos de ensino/aprendizagem, resgatando o melhor de cada uma delas, para que assim não seja necessário, falar de inclusão.

O objetivo desta sessão é motivar os participantes a debater sobre os problemas que estão a vivenciar os professores nas escolas para promover a inclusão. O que diz a legislação vigente e como a utilização das Aprendizagens Ativas e do Desenho Universal para à Aprendizagem (DUA), podem facilitar positivamente a participação de todos, sem nenhum tipo de exclusão.

Por último, o Davys apresentará algumas soluções compiladas e apresentadas na Tese que acaba de defender o dia 3 de maio na Universidade de Aveiro, intitulada: Inclusão de crianças com Paralisia Cerebral no Ensino Artístico Especializado da Música: da Investigação à Ação.

Esta será a terceira sessão do “SEDE – Vamos conversar sobre Ciência!”, um grupo criado por investigadores do CIDTFF com o objetivo de constituir um espaço dedicado à partilha e discussão científica entre pares desta Unidade de Investigação (ver notícia).