Convidamos a assistir ao concerto de Miguel Amador com a Orquestra de Cordas do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), a ter lugar no Auditório CCCI no DeCA, pelas 12h30 de dia 3 de junho de 2024. O concerto é resultado de um trabalho de doutoramento do investigador do CIDTFF Davys Moreno.

Será tocada a peça “Crescendo Mágico”, para piano e orquestra, um tema composto por Damoon Keshmirshekan e que contou com o orquestrador Bernardo Lima. O concerto conta ainda com o maestro André Fonseca.

Miguel Amador é aluno de piano do curso básico de música, com paralisia cerebral, com a professora Júlia Azevedo, na Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, e utilizará o Instrumento Musical Digital Acessível (ADMI) Netychords, resultante de uma tese de doutoramento de Nicola Davanzo, desenvolvida no Laboratório de Informática Musical (LIM) da Universidade de Milão (UM), em Itália.

O concerto acontece no âmbito do trabalho de doutoramento de Davys Moreno, investigação realizada no Departamento de Educação e Psicologia, com o tema “Inclusão de crianças com paralisia cerebral no ensino artístico especializado da música: da investigação à ação”.

Todo o trabalho de planeamento, implementação, desenvolvimento e monitorização das ações realizadas para promover a participação pela inclusão de todas as crianças na Aprendizagem da Música, situação que facilitou a aprendizagem do aluno e a posterior efetivação deste concerto, foram desenvolvidas com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

ver mais