Atualização a 12/06/2024:

A formação LEGO® SERIOUS PLAY® no Ensino Superior, foi adiada devido ao reduzido número de inscritos, e deverá acontecer apenas em outubro de 2024, no início do próximo ano letivo.

12 junho, 2024 | 14h30 Formação adiada | Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

As investigadoras Ana Balula (CIDTFF), Carla Melo e Sandra Vasconcelos (CIDTFF) dinamizarão no próximo dia 12 de junho de 2024 em data a indicar, a Formação “LEGO® SERIOUS PLAY® no Ensino Superior”, organizada pelo Núcleo do Bolseiro Investigador (NIB) do CIDTFF e dirigida aos bolseiros.

Limitada a 20 vagas, o NIB encontra-se a aceitar as últimas inscrições até dia 7 de junho, através do envio de manifestações de interesse por email para: dep-bolseiros.cidtff@ua.pt.

Descrição:

Neste workshop, serão apresentados os princípios básicos inerentes ao uso da metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® em contexto educativo. Além disso, serão ainda propostas e desenvolvidas algumas atividades concretas para contexto de Ensino Superior, nas quais os participantes serão desafiados a participar ativamente, permitindo-lhes refletir sobre a relevância desta metodologia da perspetiva do facilitador e do estudante.

Para além de uma breve introdução à metodologia, serão apresentados os conceitos de Construção, Flow & Serious Play, Metáfora & Imaginação e História & Narrativa, partindo-se do desenvolvimento de atividades práticas para a reflexão sobre o seu potencial e aplicabilidade em diferentes áreas do saber. Esta abordagem permitirá a sistematização das etapas de implementação e código de conduta subjacente à metodologia, sendo complementada por exemplos de como esta poderá vir a ser aplicada no âmbito de gestão de projetos, atividades de planeamento e definição de estratégias e no desenvolvimento pessoal e de equipas.

Formadoras:

Ana Balula é doutorada em Multimédia em Educação e Professora Coordenadora com agregação na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da UA. Integra a Equipa de Apoio para a Inovação Curricular e Pedagógica da UA e é membro integrado do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores e do Laboratório de Conteúdos Digitais. Tem integrado a equipa de projetos ERASMUS+ como o EDUdig – Enhancing the development of educators’ digital competences. É facilitadora certificada na metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® no Ensino Superior e os seus interesses de investigação centram-se em processos de aprendizagem mediados por tecnologia digital.

Carla Melo é especialista em Turismo e Professora Adjunta na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto. É facilitadora certificada na metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® e detém experiência na dinamização de workshops integrados em processos de planeamento e reflexão estratégica. Os seus interesses de investigação integram a inovação na educação em turismo e as experiências transformadoras.

Sandra Vasconcelos é docente na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto (ESHT-IPP) é doutorada em Multimédia em Educação, tendo vindo a desenvolver investigação na área da Educação em Turismo e no Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, mais especificamente no domínio das Línguas para Fins Específicos. Facilitadora certificada na metodologia LEGO®️ SERIOUS PLAY®️ no Ensino Superior, é membro integrado do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, integrando equipa do projeto Digi-Prof – Transparent Assessment for Online Learning by Digitally Competent Professors – no âmbito do programa Erasmus+.

ver mais