Hugo Oliveira & Jorge Bonito (CIDTFF) | Studies in Education Sciences, 5(2), e4713
Resumo:
Este artigo científico traduz uma breve reflexão sobre alguns dos conceitos estruturantes em educação. Pelo facto de a educação ser, muitas vezes, entendida como uma realidade difusa, que precisa ser organizada, para uma melhor caraterização da sua natureza, analisaram-se três das suas grandes finalidades: a educação como ideia social; a educação como ideia de processo de desenvolvimento individual e pessoal; e a educação como ideia de ensino. Demonstra-se que o conhecimento normativo da educação deriva do conhecimento descritivo, que considera a alteridade do aluno, o seu contexto e a sua história, considerando-se, ainda, a dualidade entre a visão formativa da educação e a sua perspetiva à luz do Bildung. Na continuação, promove-se uma reflexão sobre alguns significados associados aos conceitos de pedagogia, andragogia, antropagogia e sinagogia. Concluiu-se que a educação se assume essencialmente como um processo eminentemente humano, dinâmico e perpetuamente inacabado.
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Referência:
Oliveira, H., & Bonito, J. (2024). Ideias de educação: reflexões e convergências. Studies in Education Sciences, 5(2), e4713. https://doi.org/10.54019/sesv5n2-008