20 junho, 2024 | 14h30 – 16h30 | Evento híbrido (5.3.13, DEP, UA & Online)

O EDUCA_Lab – Políticas, Avaliação e Supervisão e o LabELing – Laboratório de Educação em Línguas organizam o Seminário de Discussão Científica sobre “O acolhimento de estudantes de países lusófonos em Portugal (UA) e no Brasil (UFF): Políticas institucionais, percepções individuais e sugestões”, a ser dinamizado por Silvia Nogueira (Universidade Estadual da Paraíba).

Contará ainda com a apresentação de dois livros:

• “Tecendo Redes Antirracistas Entre resistências e emancipações”, organizado por Renísia Filice, Leandro de Jesus, Redy Lima & Miguel de Barros.
  • “História, Política e Gestão: questões recorrentes”, organizado por Maria Lília Imbiriba Colares, André Fonseca & Dora Fonseca.

Os interessados deverão fazer as suas inscrições, por email, para: andreaulhoa@ua.pt

A mobilidade internacional estudantil no ensino superior envolve múltiplas dimensões e diversos atores. Foi para aprofundar esse tema que em 2022 foi realizado um estágio de pós-doutoramento junto ao CIDTFF (Universidade de Aveiro/UA) e ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos (Universidade Federal Fluminense/UFF), que teve como objetivo geral analisar etnograficamente a construção cotidiana da lusofonia e o acolhimento de estudantes da CPLP na UA e na UFF, dos pontos de vista das instituições e dos estudantes. A investigação pretendeu responder às seguintes questões correlacionadas: de que modo ambas as Universidades estão acolhendo os estudantes provenientes da CPLP, nas vozes dos seus responsáveis? Quais as perceções desses estudantes sobre o modo como estão sendo acolhidos? Nesta sessão, serão abordadas as políticas institucionais, perceções individuais e sugestões proferidas quanto ao tema do acolhimento, a partir do encontro entre as interpretações dos interlocutores da investigação e a análise da pesquisadora.

Dinamizadora

Silvia Garcia Nogueira é professora e pesquisadora de Relações Internacionais na Universidade Estadual da Paraíba, com formação em Antropologia e Comunicação Social/Jornalismo. Suas áreas de pesquisa incluem cooperação acadêmica internacional, opinião pública e antropologia dos meios de comunicação, sendo autora e organizadora de diversos livros acadêmicos.