De 8 a 10 de julho de 2024, realizou-se na Universidade de Aveiro o IX Encontro Internacional da Casa das Ciências, que contou com contributos por investigadores do CIDTFF, que damos a conhecer.

No dia 8 de julho, as investigadoras Cecília Guerra (FCUP/CIDTFF), Marina Mota (CIDTFF/UA) e Lais Rodrigues (CIDTFF/UA) dinamizaram a oficina “Aprendo ciências ….construindo histórias científicas!”, onde os participantes puderam conhecer e trabalhar uma forma lúdica e interativa de criação de histórias científicas, através de um jogo de tabuleiro e cartões com imagens com personagens, cenários e objetos que estimulam o conhecimento científico dos alunos sobre saúde e bem estar (Aprendizagens Essenciais).

As investigadoras do CIDTFF Mariana R. P. Alves (CIDTFF & Cartas com Ciência) e Betina Lopes (CIDTFF) facilitaram duas oficinas piloto sobre Ferramentas para Equidade na Educação em Ciências, no âmbito do projeto YE(P)STEM no primeiro e segundo dias do evento.

As oficinas tiveram como foco a equidade na educação das ciências e a Bússola da Equidade (Ferramenta YESTEM).

A oficina de dia 8 para o 3º ciclo, “Ferramentas para Equidade na Educação em Ciências – YE(P)STEM – Oficina para o 3º ciclo“, foi dinamizada por Mariana R.P. Alves, Betina Lopes e Carolina Rocha (doutoranda em Biociências do MARE-UC).

A oficina de dia 9 para o 2º ciclo foi dinamizada por Mariana R.P. Alves e Carolina Rocha.

A maioria das pessoas participantes afirmou que a oficina lhes deu motivação para agir de forma a tornar o seu ensino mais equitativo e consideraram as ferramentas e conceitos apresentados como relevantes para a sua prática profissional. Alguns dos testemunhos sobre a oficina incluem “excelente momento de prendizagem, partilha e reflexão”, “alertou-me para refletir sobre a minha metodologia de trabalho, como questiono os alunos, como preparo as aulas” e “aumentou o meu estado de consciência para a equidade”.

No dia 9 de julho, o projeto EduCITY marcou presença com uma oficina de 4h, destinada a professores de Biologia & Geologia, Física & Química, Matemática e TIC intitulada “Exploração da app e plataforma EduCITY como smart learning city environment”.

A oficina teve como finalidade apresentar uma simulação de recurso educativo inovador em contexto outdoor e fomentar a utilização de ferramentas de exploração de conhecimento interdisciplinar através do acesso a conteúdos apelativos em Realidade Aumentada, como é o caso da app EduCITY.

Seguiu-se uma metodologia de aprendizagem ativa, cujo programa incluiu na primeira parte da manhã a apresentação do projeto, da app EduCITY e da sua plataforma para criar jogos, como exemplo de um recurso educativo inovador em contextos de ar livre.

Os professores, em equipas de três a quatro elementos, participaram na atividade: “EduCITY demo sensores”, onde exploraram a app e as suas potencialidades no campus da UA. Neste jogo foram utilizados sensores ambientais que mediram os níveis de ruído e de partículas em suspensão na atmosfera.

Na segunda parte da manhã, os professores experimentaram criar um pequeno jogo na plataforma, com um ponto de interesse e um recurso em Realidade Aumentada. No final da formação, os participantes foram convidados a preencher questionários de avaliação do workshop.

Num momento final, foram entregues pequenas lembranças que premiaram os autores dos melhores recursos. O feedback dado pelos professores foi excelente. O workshop foi dinamizado pelas formadoras Lúcia Pombo (CIDTFF, DEP, UA), Margarida M. Marques (CIDTFF, DEP, UA), Rita Rodrigues (CIDTFF, DEP, UA) e João Ferreira-Santos (CIDTFF, DEP, UA) e Diogo Figueiredo, contou com a colaboração de Bruno Silva e Carolina Baptista, e teve a participação de 16 professores.

fotografias da oficina “Exploração da app e plataforma EduCITY como smart learning city environment”