Nos dias 3 e 4 de Setembro, o DEP recebeu, na sala SALT, a Oficina YE(P)STEM para a Equidade no Ensino de Ciências, organizada pela Cartas com Ciência e co-organizada pelo CIDTFF.
Durante dois dias, as pessoas professoras e futuras professoras participantes tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar diversas ferramentas, partilhar ideias e a sua experiência sobre a equidade no ensino e ainda contribuir para a construção de transformações às ferramentas apresentadas de forma a mais se adequarem aos seus contextos.
Facilitada por Mariana R.P. Alves, investigadora do CIDTFF e co-directora da iniciativa Cartas com Ciência, a oficina contou com a participação de 4 pessoas professoras e futuras professoras de várias áreas do saber (desde as ciências naturais às ciências económicas e às línguas) e diversas regiões do mundo (desde Borba, Portugal, até Mindelo, Cabo Verde).
As oficinas YE(P)STEM para a Equidade no Ensino de Ciências têm como objetivo fortalecer e aumentar a capacidade das pessoas (futuras) professoras do ensino não superior para alargar e apoiar a participação de jovens de comunidades sub-representadas em ciências, e para desenvolver a agência de que necessitam para percorrer o seu caminho através da aprendizagem de ciências.
Todas as pessoas participantes afirmaram que a oficina lhes deu um espaço para partilharem os seus conhecimentos e experiência sobre o tema com outras pessoas e que a oficina lhes deu motivação para agir de forma a tornar o seu ensino mais equitativo.
Alguns dos testemunhos sobre a oficina incluem “levo comigo esperança e vontade de trabalhar esta temática”, “aprendi a sistematizar e organizar ideias no que diz respeito às desigualdades”, e “aumentou o meu conhecimento e consciencialização para o tema”. Uma reportagem sobre a oficina será partilhada em breve.
Esta oficina realizou-se no âmbito do projeto YE(P)STEM (https://www.cartascomciencia.org/yepstem), liderado pela Associação Cartas com Ciência em parceria com o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro (Portugal), o YESTEM, a Biblioteca Nacional de São Tomé e Príncipe e o apoio da Biochemical Society (Reino Unido) e da Ciência Viva (Portugal).
Este projeto visa alargar o acesso a ferramentas de práticas equitativas em aprendizagem STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics; Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português) para as comunidades de língua portuguesa, com base no projeto britânico-estadunidense YESTEM (www.yestem.org) e adaptando-o às necessidades específicas dessas comunidades e contextos através de oficinas de co-criação.
Em 2024 tinham sido já realizadas duas oficinas piloto (https://blogs.ua.pt/cidtff/?p=67201) e realizar-se-ão ainda mais duas oficinas: uma em São Tomé e uma na Ilha do Príncipe.
O projeto de pós-doutoramento da investigadora Mariana R.P. Alves está integrado no Grupo de Investigação em Políticas, Avaliação e Qualidade e no EDUCA_Lab – Políticas, Avaliação e Supervisão do CIDTFF, bem como na parceria CIDTFF-Cartas com Ciência (www.cartascomciencia.org), que inclui diversas atividades coordenadas pelas investigadoras do CIDTFF, Ana Raquel Simões, Betina Lopes e Susana Ambrósio, envolvendo mais de uma dezena investigadores do Centro, nomeadamente o projeto de doutoramento da investigadora Helena Caçador (CIDTFF, DEP, UA).