[informação atualizada a 25 julho 2024 e a 29 de agosto de 2024]
O prazo para envio de inscrição foi alterado para 30 de agosto de 2024, e a oficina dirigir-se-á a todas as pessoas interessadas, sendo que a Oficina para Equidade no Ensino de Ciências para pessoas futuras professoras passará, agora, para os dias 3 e 4 de setembro no mesmo local (consultar cartaz no final da notícia).”
3 – 4 setembro, 2024 | 10h00 – 17h00 | SALT
Gostaria de participar numa oficina gratuita YE(P)STEM no CIDTFF, Universidade de Aveiro (Portugal) a 3 e 4 de Setembro de 2024? Escreva para mrpalves@ua.pt até 20 30 de agosto de 2024.
Esta oficina dirige-se a pessoas professoras de qualquer ciclo de estudos e área do saber, com interesse em equidade no ensino e no ensino de ciências (ciências no sentido abrangente de áreas do saber e pesquisa, incluindo ciências sociais).
Com o objetivo de fortalecer e aumentar a capacidade das pessoas (futuras) professoras do ensino não superior para alargar e apoiar a participação de jovens de comunidades sub-representadas em ciências, e para desenvolver a agência de que necessitam para percorrer o seu caminho através da aprendizagem de ciências, a oficina terá as seguintes atividades:
- Introdução sobre equidade na educação das ciências e as ferramentas YESTEM;
- Apresentação do recurso “A Bússola da Equidade: Uma ferramenta para apoiar práticas socialmente justas”;
- Atividades práticas de introdução à Bússola da Equidade;
- Discussão de ideias (ou brainstorming) sobre a aplicação dos recursos e ferramentas em de acordo com o contexto de cada participante;
- Momentos de avaliação da oficina.
A oficina decorrerá na sala SALT do DEP (UA), entre as 10h e as 17h dos dias 3 e 4 de Setembro.
A oficina está alinhada com os princípios que orientam o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, particularmente nas áreas de competências chave previstas no PASEO como saber científico técnico e tecnológico, pensamento crítico e pensamento criativo, e relacionamento interpessoal.
Será uma de quatro primeiras oficinas do projeto YE(P)STEM, liderado pela Associação Cartas com Ciência em parceria com o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro (Portugal), o YESTEM, a Biblioteca Nacional de São Tomé e Príncipe e o apoio da Biochemical Society (Reino Unido) e da Ciência Viva (Portugal).
O projeto YE(P)STEM (https://www.cartascomciencia.org/yepstem) visa alargar o acesso a ferramentas de práticas equitativas em aprendizagem STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics; Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português) para as comunidades de língua portuguesa, com base no projeto britânico-estadunidense YESTEM e adaptando-o às necessidades específicas dessas comunidades e contextos através de oficinas de co-construção.
O projeto YESTEM (Youth Equity and STEM), que decorreu de 2017 a 2022, foi uma parceria internacional de investigação-prática centrada na compreensão e no apoio a práticas equitativas na aprendizagem não formal das STEM. Este projeto produziu um conjunto de ferramentas e recursos para a ASCNF que estão disponíveis gratuitamente (https://yestem.org/), com base numa extensa investigação de método misto com jovens dos 11 aos 14 anos e profissionais de ASCNF e co-desenvolvido por uma equipa de pessoas investigadoras académicas e organizações de ASCNF no Reino Unido e nos EUA.
Saiba mais em https://www.cartascomciencia.org/yepstem
Esta atividade integra-se no projeto de pós-doutoramento da investigadora Mariana R.P. Alves está integrado no Grupo de Investigação em Políticas, Avaliação e Qualidade e no EDUCA_Lab – Políticas, Avaliação e Supervisão do CIDTFF, bem como na parceria CIDTFF-Cartas com Ciência (www.cartascomciencia.org), que inclui diversas atividades coordenadaspelas investigadoras do CIDTFF, Ana Raquel Simões, Betina Lopes e Susana Ambrósio, envolvendo mais de uma dezena investigadores do Centro, nomeadamente o projeto de doutoramento da investigadora Helena Caçador (CIDTFF, DEP, UA).
Saiba mais sobre as oficinas dinamizadas durante o IX Encontro da Casa das Ciências, que tiveram como foco esta ferramenta.

Muito Bem! Parabéns! As oficinas serão presenciais?
Florindo
As oficinas serão presenciais e terão lugar na sala SALT do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.