O Laboratório de Educação em Línguas (LabELing) do CIDTFF organiza, pelas 11h00 do dia 23 de julho de 2024, um seminário, em formato híbrido, sobre aprendizagem e ensino de línguas mediados por tecnologia e a formação de professores, com um enfoque específico na inteligência artificial, dinamizado por Alba Paz-López.

Alba Paz-López, em estágio de doutoramento na Universidade de Aveiro, apresentará a sua investigação sobre a aprendizagem e ensino de línguas mediados por tecnologia e a formação de professores, com um enfoque particular na inteligência artificial.

A investigadora utiliza dados de três instrumentos – um questionário de métodos mistos, entrevistas semiestruturadas e um corpus de memes autorrepresentativos – recolhidos em cursos de formação de professores para explorar as identidades de professores de línguas em início de carreira.

Com 267 respostas de 8 países, o questionário oferece uma visão das práticas digitais dos professores, justapostas a variáveis como a disposição para comunicar ou a diversidade linguística. As 19 entrevistas semiestruturadas abordam temas como as atitudes em relação à inteligência artificial na aprendizagem de línguas, no ensino ou na planificação de aulas. Finalmente, o projeto “Story by memes” ilustra as narrativas de professores de línguas em início de carreira como aprendentes de línguas e futuros educadores, através de histórias curtas apoiadas por memes. Os 777 memes gerados pelos participantes oferecem uma representação vívida das suas identidades em evolução, moldadas pelas tecnologias digitais.

O estudo destaca as limitações atuais do ensino e sugere áreas de melhoria na formação de professores de línguas.

Sobre a dinamizadora:

Alba Paz-López é técnica de investigação e doutoranda em Literatura, Linguística e Tradução na Universidade de Málaga. A sua investigação centra-se na aprendizagem e ensino de línguas mediadas por tecnologia e na formação de professores, com um enfoque particular na inteligência artificial. O seu utilizador no X é @AI_bapaz.

resumo