Entre 10 e 12 de julho de 2024, Gabriela Reses, investigadora de Doutoramento do CIDTFF integrada no Laboratório de Conteúdos Digitais, participou no XIII Congresso Ibero-americano de Docência Universitária (CIDU), realizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Durante o evento, a investigadora apresentou a comunicação intitulada “Formação de professores do ensino superior para a adoção de metodologias ativas em Espaços Flexíveis de Aprendizagem”, em coautoria com as suas orientadoras, Vânia Carlos (CIDTFF, DEP, UA) e Sandra Soares (DEP, UA).

O XIII CIDU, sob o tema “Novos Ambientes de Aprendizagem e Novas Relações com o Conhecimento”, teve como principal objetivo proporcionar oportunidades para o intercâmbio de ideias e experiências sobre a pedagogia no ensino superior. O congresso contou com a participação de docentes de vários países europeus e latino-americanos, abrangendo diversos domínios disciplinares.

O evento focou-se em cinco eixos temáticos fundamentais:

  1. Formação Pedagógica e Desenvolvimento Profissional Docente
  2. Políticas do Ensino Superior, Internacionalização e Novas Modalidades de Docência
  3. Inovação Pedagógica e Perspetivas de Futuro do Ensino Superior
  4. O Ensino com o Digital e a Emergência da Inteligência Artificial
  5. Diversidade Estudantil e Inclusão Educativa

Esta participação, financiada através de Fundos Nacionais pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do CIDTFF (projetos UIDB/00194/2020 e UIDP/00194/2020), e pela Bolsa de Investigação Doutoral (referência 2021.06815.BD), permitiu à investigadora não só apresentar o seu trabalho, mas também estabelecer redes com instituições e investigadores de diferentes países que atuam diretamente na formação de professores do ensino superior e na inovação pedagógica.