No dia 16 de outubro de 2024, a pesquisadora Gabriela Heck irá visitar o CIDTFF, a convite da investigadora do CIDTFF Mariana R.P. Alves, no âmbito do projeto YE(P)STEM, liderado pela Associação Cartas com Ciência em parceria com o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro (Portugal), o YESTEM, a Biblioteca Nacional de São Tomé e Príncipe  e o apoio da Biochemical Society (Reino Unido) e da Ciência Viva (Portugal).

Não perca as duas palestras seguidas de conversa com a pesquisadora no anfiteatro 5.3.27 do DEP:

14h00 | Capital da Ciência: revisão da literatura brasileira e internacional

O Capital da Ciência (science capital) é um conceito útil para entender como diferentes fatores influenciam o envolvimento de uma pessoa com a ciência e a forma como ela se vê no campo científico – sua identidade científica. Por ser um conceito recente (2015), seu uso ainda vêm sendo explorado por pesquisadores de diversas partes do mundo. Nesta apresentação, serão discutidos artigos produzidos no Brasil e exterior, entre 2015 e 2022, que se referem ao Capital da Ciência e seus usos no campo da educação.

16h00 | (defi)ciência&acessibilidade: o papel dos museus de ciência na inclusão e construção do capital da ciência

A ciência é para quem? ou melhor, quem tem acesso a ela? Nesta apresentação, iremos discutir alguns fatores que tornam a ciência excludente para pessoas com deficiência, e como contornar essas questões para pensar uma ciência mais acolhedora e acessível. Nesse âmbito, serão exploradas as oito dimensões do Capital da Ciência, que ajudam a identificar onde e como podemos atuar para reduzir as barreiras no campo científico, e como os museus de ciências podem participar desse processo, destacando como esses espaços podem contribuir para a inclusão e democratização do conhecimento científico.

Gabriela Heck é bióloga, mestre em Educação em Ciências e Matemática e doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/Brasil), com período de intercâmbio na Newcastle University (Reino Unido). É graduanda em Pedagogia modalidade Bilíngue (Português-Língua de Sinais) pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/Brasil). Tem conhecimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e pesquisa temas relacionados a inclusão de pessoas com deficiência no campo científico e o papel dos museus de ciências no processo de construção do Capital da Ciência. Gabriela colabora com a Cartas com Ciência desde 2022 em diversos âmbitos, incluindo o projeto YE(P)STEM.

O projeto YE(P)STEM (https://www.cartascomciencia.org/yepstem) visa alargar o acesso a ferramentas de práticas equitativas em aprendizagem STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics; Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português) para as comunidades de língua portuguesa, com base no projeto britânico-estadunidense YESTEM e adaptando-o às necessidades específicas dessas comunidades e contextos através de oficinas de co-construção.