No dia 16 de outubro de 2024, a pesquisadora Gabriela Heck visitou o CIDTFF, a convite da investigadora do CIDTFF Mariana R.P. Alves, no âmbito do projeto YE(P)STEM, liderado pela Associação Cartas com Ciência em parceria com o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro (Portugal), o YESTEM, a Biblioteca Nacional de São Tomé e Príncipe  e o apoio da Biochemical Society (Reino Unido) e da Ciência Viva (Portugal).

A pesquisadora dinamizou duas palestras seguidas de conversa, no anfiteatro 5.3.27 do DEP, “Capital da Ciência: revisão da literatura brasileira e internacional” e  “(defi)ciência&acessibilidade: o papel dos museus de ciência na inclusão e construção do capital da ciência. Na audiência estiveram pessoas pesquisadoras do CIDTFF e (à distância) pessoas da comunidade da Cartas com Ciência de vários países, incluíndo Brasil, Angola e São Tomé e Príncipe.

Se não pôde participar e gostaria de assistir à gravação das palestras, por favor escreva para mrpalves@ua.pt

Gabriela Heck é bióloga, mestre em Educação em Ciências e Matemática e doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/Brasil), com período de intercâmbio na Newcastle University (Reino Unido). É graduanda em Pedagogia modalidade Bilíngue (Português-Língua de Sinais) pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/Brasil). Tem conhecimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e pesquisa temas relacionados a inclusão de pessoas com deficiência no campo científico e o papel dos museus de ciências no processo de construção do Capital da Ciência. Gabriela colabora com a Cartas com Ciência desde 2022 em diversos âmbitos, incluindo o projeto YE(P)STEM.

O projeto YE(P)STEM (https://www.cartascomciencia.org/yepstem) visa alargar o acesso a ferramentas de práticas equitativas em aprendizagem STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics; Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português) para as comunidades de língua portuguesa, com base no projeto britânico-estadunidense YESTEM e adaptando-o às necessidades específicas dessas comunidades e contextos através de oficinas de co-construção.