Isabel Cabrita participou em um dos mais prestigiados eventos científicos na área da Educação em Matemática – Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 47) –, que decorreu em Auckland, Nova Zelândia, de 17 a 21 de julho de 2024 e na qual (co)dinamizou/apresentou, com Isabel Vale e Ana Barbosa, de EES de Viana do Castelo:

  • O workshop (a convite) – Visualization and paper foldin in problema solving tasks
  • A comunicação oral – Visual solutions: a resource to solve challenging problems and be creative
  • As comunicações em poster – Maths education labs – echoes on teacher training e Engineering design: a cycle to solve authentic problems and develop colective creativity

A conferência teve como tema “Repensar a educação matemática em conjunto”, que foi escolhido com o intuito de realçar a investigação em educação matemática como um campo de conhecimento em mutação que é desenvolvido como um corpo coletivo de investigação. O tema tem relevância tanto para o contexto local do Pacífico/Oceânia como para contextos internacionais mais alargados, com debates em curso relacionados com a educação matemática e a investigação, mudanças nas práticas curriculares e pedagógicas e uma tónica no desenvolvimento de sistemas educativos equitativos.