Realizou-se no Porto, entre 17 e 19 de julho de 2024, a Porto ICRE’24 – 4th Porto International Conference on Research in Education, que contou com contributos de investigadores do CIDTFF que damos a conhecer.

  • “Políticas públicas de combate ao insucesso escolar: que estratégias “descentralizadas” foram adotadas nas contratualizações a cargo de uma estrutura intermunicipal?” por Catarina Rodrigues (CIDTFF), António Neto-Mendes (CIDTFF) e Mariline Santos (CIDTFF) (páginas 136-137)
  • “Fomentar a participação da família na Educação Inclusiva: compreender barreiras, sugerir estratégias” por Aline Camelo (CIDTFF), Oksana Tymoshchuk e Catarina Martins (página 246)
  • “Pensamento Computacional e Ensino Exploratório: uma proposta didática com recurso à Robótica Educativa” por João Carvalho, Tatiana Couceiro, Tatiana Gomes, Rita Neves Rodrigues (CIDTFF), José Sacramento, Rita Pereira, e Cecília Costa (CIDTFF) (página 338)
  • “Modelo de desenvolvimento profissional em creche: uma proposta para a monitorização da sua implementação” por Cindy Mutschen Carvalho, Ana Margarida Fialho, Andreia Carvalho, Silvana Martins, Vanessa Moutinho, Cecília Aguiar, Luísa Barros, Ana Teresa Brito, Joana Cadima, Gabriela Portugal (CIDTFF), Isabel Soares e Raquel Corval (páginas 347-348)
  • “Contributo da Prática Pedagógica na Construção das Competências Profissionais Docentes na Formação Inicial de Professores” por Malunguila Bunga Mbuco (CIDTFF) e Filomena Martins (CIDTFF) (páginas 392-393)
  • “The Effectiveness of Cooperative Learning on Critical Thinking: A Literature Review” por Samir Zedam, Helena Santos Silva, Caroline Elizabeth Dominguez (CIDTFF) e Luís Castanheira (página 396)
  • “Capacitação de Professores para a Autorregulação de Aprendizagem e Observação entre Pares: Relatos de desafios na adoção de práticas pedagógicas” de Helena Silva, Andréa Lins, Daniela Pedrosa (CIDTFF), Caroline Dominguez (CIDTFF) e Eva Morais (página 487)

página do evento | programa e livro de resumos

– – – – –

Referências:

Camelo, A., Tymoshchuk, O., & Martins, C. (2024). Fomentar a participação da família na Educação Inclusiva: compreender barreiras, sugerir estratégias. In Livro de resumos Porto ICRE’24 – 4th Porto International Conference on Research in Education (p. 246). https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/ICRE24_Livro_de_Resumos_24JUL.pdf

Carvalho, C. M., Fialho, A. M., Carvalho, A., Martins, S., Moutinho, V., Aguiar, C., Barros, L., Brito, A. T., Cadima, J., Portugal, G., Soares, I., & Corval, R. (2024). Modelo de desenvolvimento profissional em creche: uma proposta para a monitorização da sua implementação. In Livro de resumos Porto ICRE’24 – 4th Porto International Conference on Research in Education (pp. 347-348). https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/ICRE24_Livro_de_Resumos_24JUL.pdf

Carvalho, J., Couceiro, T., Gomes, T., Rodrigues, R. N., Sacramento, J., Pereira, R., & Costa, C. (2024) . Pensamento Computacional e Ensino Exploratório: uma proposta didática com recurso à Robótica Educativa. In Livro de resumos Porto ICRE’24 – 4th Porto International Conference on Research in Education (p. 338). https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/ICRE24_Livro_de_Resumos_24JUL.pdf

Mbuco, M. B., & Martins, F. (2024). Contributo da Prática Pedagógica na Construção das Competências Profissionais Docentes na Formação Inicial de Professores. In Livro de resumos Porto ICRE’24 – 4th Porto International Conference on Research in Education (pp. 392-393). https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/ICRE24_Livro_de_Resumos_24JUL.pdf

Rodrigues, C., Neto-Mendes, A., & Santos, M. (2024) Políticas públicas de combate ao insucesso escolar: que estratégias “descentralizadas” foram adotadas nas contratualizações a cargo de uma estrutura intermunicipal?. In Livro de resumos Porto ICRE’24 – 4th Porto International Conference on Research in Education (pp. 136-137). https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/ICRE24_Livro_de_Resumos_24JUL.pdf

Santos, M., Neto-Mendes, A., & Rodrigues, C.(2024). Escolas entre o público e o privado – perceções de docentes portugueses sobre a gestão privada das escolas públicas. In Livro de resumos Porto ICRE’24 – 4th Porto International Conference on Research in Education (p. 59). https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/ICRE24_Livro_de_Resumos_24JUL.pdf

Silva, H., Lins, A., Pedrosa, D., Dominguez, C., Morais, E. (2024). Capacitação de Professores para a Autorregulação de Aprendizagem e Observação entre Pares: Relatos de desafios na adoção de práticas pedagógicas. In Livro de resumos Porto ICRE’24 – 4th Porto International Conference on Research in Education (p. 487). https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/ICRE24_Livro_de_Resumos_24JUL.pdf

Zedam, S., Silva, H. S., Dominguez, C., & Castanheira, L. (2024). The Effectiveness of Cooperative Learning on Critical Thinking: A Literature Review. In Livro de resumos Porto ICRE’24 – 4th Porto International Conference on Research in Education (p. 396). https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/ICRE24_Livro_de_Resumos_24JUL.pdf