Professores e comunidade descobrem o potencial da app EduCITY para a educação patrimonial em dois dias de oficinas e experiências dinâmicas promovidas pelo Centro de Documentação de Ílhavo (CDI) da Câmara Municipal de Ílhavo.

Nos passados dias 25 e 26 de outubro de 2024, o EduCITY marcou presença no Encontro “Jogos Didáticos na Educação Patrimonial_ EduCITY & Se esta rua fosse minha”, promovido pelo CDI. O evento reuniu professores e membros da comunidade, que participaram ativamente em diversas atividades lúdicas voltadas para a valorização e preservação do património de Ílhavo.

No dia 25 de outubro, após o acolhimento, a co-coordenadora do projeto, Margarida M. Marques, partilhou uma reflexão sobre a utilização de jogos didáticos na relação Ensino/Aprendizagem. De seguida, a coordenadora do projeto, Lúcia Pombo, apresentou o EduCITY.

No dia 26 de outubro, a equipa EduCITY dinamizou duas atividades com recurso à app EduCITY: uma atividade em sala, através do jogo de autoria da PIC-Edu Ana Teresa Rocha “À descoberta de Vale de Ílhavo”, e um percurso  interativo pela cidade, através do jogo de autoria da PIC-Edu Ana Catarina Silva “Viagem pelo Centro Histórico de Ílhavo”, que permitiram aos participantes explorar o potencial educativo da app e compreender como esta pode ser uma ferramenta inovadora para a aprendizagem em contextos reais. Os participantes ficaram especialmente entusiasmados com as potencialidades educativas da app e as suas funcionalidades.

A equipa EduCITY agradece ao CDI e ao Município de Ílhavo pelo convite para esta experiência enriquecedora e pela oportunidade de promover o projeto junto de uma audiência tão interessada e curiosa.

A atividade contou com a presença dos membros Lúcia Pombo, Margarida M. Marques, João Ferreira-Santos, Bruno Sousa e Carolina Baptista.

Pode aceder às fotografias desta visita clicando no botão “ver fotografias“, abaixo.

– – – – –

Integram a equipa do projeto EduCITY os investigadores CIDTFF Lúcia Pombo (coordenadora), Margarida M. Marques (co-coordenadora), João Fereira-Santos, Vânia Carlos, Teresa Neto, Rita Rodrigues, Rita Tavares e Patrícia Sá.