Cristiane Silva (CIDTFF), Ana Balula (CIDTFF) & Cecília Guerra (CIDTFF) | In Aprendizagem, diversidade e equidade: a investigação em educação: Atas do XXXI Colóquio da AFIRSE Portugal, pp. 526-538

Resumo

A docência, enquanto área de atuação complexa e diversa, possibilita a inserção de profissionais de diferentes ramos de atividades no ensino. Não obstante isto, estudos demonstram que a complexidade do ato de ensinar também demanda dos docentes atualização constante, especialmente quanto ao campo pedagógico-didático (Roldão, 2017; Imbernón, 2009; Day, 2001; Garcia e Vaillant, 2012; Nóvoa, 2022; Tacconi et al, 2021, dentre outros. Nesse âmbito, ainda que que se reconheça a sólida formação científica e a experiência no campo de atuação profissional como importantes na atuação docente na educação profissional, esses docentes devem ter oportunidades de desenvolvimento profissional, o que se coloca como desafio a ser enfrentado. Deste modo, consideramos objetivos deste estudo: Identificar e sistematizar que experiências de formação contínua de docentes da educação profissional emergem na literatura, além de analisar que contributos são apresentados nessas experiências que possam favorecer o desenvolvimento profissional dos docentes desta modalidade. Para alcançar os objetivos propostos, propomos uma revisão de literatura, na qual optou-se pela base de dados Scopus por apresentar critérios considerados relevantes nas publicações científicas: apresenta periódicos com avaliação por pares e com possibilidade de acesso aberto aos textos completos dos artigos. Os resultados nos levam a compreender que ações continuadas de formação apresentam contributos para o desenvolvimento profissional, contudo, alguns princípios emergem como integradores nesse processo: necessidade de ações formativas colaborativas e cooperativas; de comunidades de prática e/ou grupais; ações que colaborem para que o professor possa inovar pedagogicamente ou realizar uma melhor compreensão/reflexão sobre a sua prática pedagógico-didática; a colaboração entre professores iniciais e os mais experientes; considerar aspectos de fronteira entre os locais de trabalho e as instituições formadoras; e considerar o envolvimento ativo dos docentes das atividades de desenvolvimento profissional.

Palavras-chave: desenvolvimento profissional docente; educação profissional; revisão de literatura.

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Referência:
Silva, C., Balula, A., & Guerra, C. (2024). Desenvolvimento profissional docente na educação profissional: contributos de uma revisão de literatura. In C. Cavaco, F. A. Costa, J. Pinhal, J. Marques, J. Viana, N. Dorotea, R. Marreiros & C. Martins (orgs.), Aprendizagem, diversidade e equidade: a investigação em educação: Atas do XXXI Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 526-538). https://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxxi-coloquio-2024/livro-de-atas-2024/