20 novembro, 2024 | 15h30 | formato híbrido (5.1.63, DEP, UA & Online)
No dia 20 de novembro de 2024, pelas 15h30, o investigador Marcelo Kremer dinamiza o seminário de discussão científica do LabELing, intitulado “Competência Intercultural no Ensino em Inglês: Importância e Desafios na Perspetiva dos Docentes”.
Este seminário do LabELing decorrerá no dia 20 de novembro, pelas 15h30mi, em formato híbrido. A sessão está aberta a todos os interessados, presencialmente na sala 5.1.63 do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, ou online, via zoom-colibri (https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94445492764).
Orador:
Marcelo Kremer é investigador de pós-doutoramento na Universidade de Aveiro (Portugal), no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/DEP/UA), onde se especializa no uso do inglês como meio de instrução (EMI) no ensino superior e na competência intercultural. Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Ghent (Bélgica), trabalhou como tutor de Inglês para Fins Académicos na Universidade de Nottingham (Reino Unido) e lecionou Metodologia do Ensino da Língua Inglesa na Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil).
Resumo da comunicação:
O processo de internacionalização no ensino superior impulsionou a adoção do inglês como meio de instrução (English as a Medium of Instruction – EMI) em instituições de todo o mundo, com o objetivo de formar alunos interculturalmente competentes. No entanto, investigações sugerem que muitos docentes ainda não estão preparados para abordar eficazmente a competência intercultural nas suas disciplinas.
Para aprofundar o desenvolvimento desta competência em contextos EMI no ensino superior, esta investigação foi realizada em dois ambientes académicos distintos: a Universidade de Aveiro (Portugal) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil). O estudo procurou diagnosticar, através de um questionário, as perceções dos docentes sobre o desenvolvimento da competência intercultural na sua prática de ensino e identificar as necessidades de formação para gerir o EMI e promover o desenvolvimento intercultural dos estudantes.
Este seminário apresenta os resultados da investigação em duas etapas: primeiro, traça-se um perfil dos docentes, incluindo as suas línguas, experiência académica e utilização do inglês no ensino. Em seguida, exploram-se as perceções dos participantes sobre a importância, os benefícios e os desafios de desenvolver a competência intercultural dos estudantes, bem como o apoio e a formação necessários para integrar esta dimensão nas suas práticas pedagógicas.