No dia 3 de dezembro de 2024, os estudantes do curso pioneiro em Portugal – Programa Individual de Estudos Multidisciplinares (PIEM) da Universidade de Aveiro – marcaram presença nas celebrações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, integradas no Open Day, realizado no Centro Incluir do Grupo Jerónimo Martins (JM), em Telheiras, Lisboa.
Viajando de comboio para Lisboa, os dez estudantes do PIEM foram acompanhados pelas Investigadoras do CIDTFF: as professoras Paula Santos e Marisa Maia, a Coordenadora-tutora do PIEM, Mariana Dantas; as investigadoras e estudantes de Doutoramento em Educação da UA, Márcia Leardine e Maria Manuel Carvalho (bolsa individual de doutoramento FCT) .
Paula Santos, respondendo ao convite endereçado pela equipa do Centro Incluir da JM, fez uma apresentação, destacando o impacto significativo do PIEM na Academia, incluindo nos próprios estudantes, seus pares, e nos docentes, revendo os sucessos do programa e delineando as metas futuras. A apresentação enfatizou a importância do PIEM na promoção do acesso ao ensino superior para estudantes com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID). Também Mariana Dantas, Marisa Maia e Joana Santos (estudante do curso PIEM) foram chamadas a participar no painel.
O papel de destaque coube à estudante Joana Santos, que anunciou – orgulhosa e brilhando de antecipação e esperança – que iniciará o seu estágio no Centro de Saúde Universitário da UA, na próxima segunda feira, dia 9 de dezembro de 2024.
Todo o grupo de estudantes participou no evento com a dignidade que o momento exigia, contribuindo para o tornar inolvidável a todos quantos assistiam.
O evento foi também uma oportunidade para celebrar a colaboração entre a equipa do PIEM, o Grupo JM e o ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão) da Universidade de Lisboa, no âmbito da criação de um novo curso focado na inclusão e acessibilidade para estudantes com DID. Iniciado em setembro de 2024, este curso reflete a parceria produtiva entre as três organizações, e o compromisso com uma educação superior mais inclusiva.
Este encontro no Centro Incluir não apenas comemorou os avanços na área das respostas inclusivas à Pessoa com necessidades de apoio diferenciado, mas também reforçou os vínculos entre todos os participantes, reafirmando o compromisso contínuo em trabalhar por uma sociedade plenamente inclusiva.
No final, as profissionais do Grupo JM ofereceram ao grupo do curso PIEM, bilhetes gratuitos para o Oceanário de Lisboa, que coroou este dia memorável.





