Davys Moreno, investigador CIDTFF, dinamizará através do Centro de Formação da APEM, de 10 de fevereiro a 24 de março de 2025, as formações online acreditadas para professores “Diferenciação pedagógica na Expressão Artística Musical” e “A diferenciação pedagógica na aprendizagem da música”.
O objetivo destas formações é promover a participação pela inclusão de todas as crianças através da música, utilizando tecnologias (quando for preciso).
Parecendo semelhantes, o público-alvo e os conteúdos apresentados em cada formação são diferentes:
Diferenciação pedagógica na Expressão Artística Musical
Destinatários: Professores dos Grupos 100 (Educação Pré-Escolar), 110 (Ensino Básico – 1º Ciclo) e 150 (1.º ciclo do ensino básico – Expressão Musical e Dramática /Áreas Artísticas) |
Sinopse: O Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória, aponta para uma educação participativa, científica e artística de base humanista. A presença das expressões artístico-musicais, no plano curricular, torna-se cada vez mais importante, pela sua contribuição para o desenvolvimento integral do indivíduo. Apesar disso, a expressão musical na Educação Pré-escolar e no 1º CEB não é suficientemente potenciada para o desenvolvimento integral das crianças. Será importante promover a alteração das práticas pedagógicas e didáticas, nomeadamente na área da expressão musical, quer na educação pré-escolar, quer no ensino básico, junto dos educadores de infância, dos professores do 1º CEB promovendo a participação de todos em prol da inclusão, tal como estipulado na legislação vigente. |
Objetivos a atingir: – Contribuir para melhorar as competências dos educadores de infância na área da expressão e comunicação, no subdomínio da música na educação pré-escolar; – Contribuir para melhorar as competências dos professores do 1º CEB na área da expressão artística – música; – Dotar os educadores de infância e os professores do 1º CEB de estratégias para desenvolver as aprendizagens comunicativas e expressivas das crianças na área da música; – Dar a conhecer recursos didáticos e tecnológicos que possam apoiar o desenvolvimento da expressão musical; – Dotar os educadores de infância e os professores do 1º CEB de estratégias que lhes permitam lidar com a diversidade de crianças, incluindo as crianças com Necessidades Educativas e as crianças com Necessidades de Saúde Especiais (NSE). |
mais informação e inscrições: https://www.apem.org.pt/formacao/diferenciacao-pedagogica-na-expressao-artistica-musical/ |
A diferenciação pedagógica na aprendizagem da música
Destinatários: Professores dos Grupos 250 (educação musical), 610 (música), M01 a M34 |
Sinopse: O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), aponta para uma educação participativa, científica e artística de base humanista. Neste contexto, e apesar da inclusão ser considerada fundamental, o ensino da educação musical no 2º CEB não é suficientemente potenciada para o desenvolvimento integral de todas as crianças/jovens. Também os cursos do Ensino Artístico Especializado (EAE) da Música não estão preparados para acolher as crianças com Necessidades Educativas (NE), embora tal situação seja preconizada pela Legislação Vigente (DL. nº 344/1990; DL. nº 54/2018 e nº 55/2018). Estas circunstâncias são motivadas por diversas razões, nomeadamente, a falta de formação especifica dos professores. Nesse sentido é importante promover a alteração das práticas pedagógicas e didáticas junto dos professores, para que estes possam promover a participação de todos em prol da inclusão. |
Objetivos a atingir: – Contribuir para melhorar as competências pedagógicas e didáticas dos professores; – Dotar os professores do 2º CEB de estratégias para desenvolver as aprendizagens essenciais nos três domínios: Experimentação e criação, Interpretação e comunicação, Apropriação e reflexão; – Dotar os Professores de Música do EAE de competências que lhes permitam identificar as potencialidades e fragilidades das crianças e adaptar estratégias para lecionar os conteúdos da área da música a todas as crianças; – Dar a conhecer recursos didáticos e tecnológicos, nomeadamente Produtos de Apoio/Tecnologias e Softwares, que possam apoiar o desenvolvimento da educação musical e da Aprendizagem da Música; – Fomentar o trabalho de equipa potenciando o estabelecimento de redes, no sentido da resolução dos desafios que implica o ensino das crianças com NE. |
mais informação e inscrições: https://www.apem.org.pt/formacao/diferenciacao-pedagogica-na-aprendizagem-da-musica/ |
Estas formações resultam das conclusões apresentadas nas perspectivas futuras da tese de doutoramento do investigador, intitulada “Inclusão de crianças com paralisia cerebral no ensino artístico especializado da música: da investigação à ação” e defendida a 3 maio, 2024.

