No dia 6 de dezembro de 2024, o Auditório da EPA – Escola Profissional de Aveiro foi palco do evento “INCLUSIVO’24 – Incluindo, com pré-conceitos excluídos” de grande relevância na área da Educação Inclusiva.

O evento contou com a participação de vários especialistas, com o intuito de promover uma reflexão – aprofundada e participada – sobre a inclusão no contexto escolar, tendo como tema central “Contextos de aprendizagem exclusivos na escola de todos”. Durante as sessões, foram abordados temas como Educação Inclusiva, Saúde Mental, Bullying e Psicomotricidade.

Maria Manuel Carvalho, doutoranda em Educação na UA, na área de Diversidade e Educação Inclusiva (bolsa individual de doutoramento FCT), e membro integrado não doutorado do CIDTFF, foi uma das oradoras do evento, participando no painel “Diálogos Sem Fronteiras: Reflexões Conjuntas de Portugal e do Brasil”.

Na sua intervenção, intitulada “PATH – Práticas, acessíveis, transformadoras dos horizontes (da Inclusão)”, apresentou ferramentas e estratégias para a monitorização das práticas inclusivas nas escolas, com particular atenção ao papel das lideranças, dos professores e das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), previstas no DL 54/2018, de 6 de julho. Destacou ainda a pertinência de promover a voz dos alunos como um elemento essencial para alcançar uma inclusão plena e autêntica nos contextos educativos.

A apresentação culminou com a apresentação do Programa Individual de Estudos Multidisciplinares (PIEM) da Universidade de Aveiro – curso pioneiro em Portugal, organizado segundo um modelo de plena inclusão, que torna o Ensino Superior acessível a estudantes com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais -, um exemplo concreto de práticas transformadoras da Educação para uma realidade mais inclusiva, contribuindo para a criação de horizontes mais inclusivos no Ensino Superior.

Este evento constituiu-se como um momento de excelência para a reflexão e o debate sobre os desafios e progressos da Educação e do Ensino Superior inclusivos, promovendo o diálogo e a partilha de boas práticas entre profissionais de Portugal e do Brasil.