Lais Helena Gouveia Rodrigues (CIDTFF), Cecilia Vieira Guerra (CIDTFF) & Maria Teresa Bixirão Neto (CIDTFF) | Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade17(3), pp.1150-1170

Resumo:

O brincar representa a mais importante atividade infantil para aquisição de novas competências e o brinquedo é o principal suporte para esta atividade. Na educação em ciência, os brinquedos vêm se tornando divertidas ferramentas para exploração de conceitos e teorias científicas, apresentando-se como recursos educativos que combinam tecnologia, conhecimento e ludicidade. O presente trabalho apresenta uma revisão sistemática de literatura que objetivou identificar e caracterizar os brinquedos científicos, observando como os brinquedos estão sendo concebidos e explorados como estratégia de mediação no ensino e aprendizado das ciências para crianças de 3 a 11 anos de idade em contextos de educação formais, não-formais e informais. Para tanto, utilizou-se o protocolo definido por Okoli (2015) para revisão sistemática que divide a pesquisa em três fases principais: 1. Preparação e pré-análise, 2. Realização e análise e 3. Finalização e redação. Na fase 1 foram escolhidas as bases de dados (SCOPUS, Web of Science e Periódico Capes), definidos os termos de busca (Brinquedos, Ciências, Educação e Crianças / Toys, Science, Education e Children) e operadores booleanos (“e”/“and”). Os termos foram buscados nos títulos, resumos e/ou palavras-chaves dos artigos. Também foram definidos os critérios de inclusão e exclusão, resultando em 28 artigos para revisão. Na fase 2, a partir da técnica de análise temática de Braun e Clarke (2006), foram elaboradas grelhas no software Excel, para caracterizações quantitativas e qualitativas dos trabalhos incluídos na revisão a partir de três grupos de análise: Construção do estudo, configuração do brinquedo e utilização do brinquedo. Na fase 3 foi elaborada a redação do trabalho a partir dos resultados observados. Concluiu-se, portanto, que as diferentes propostas de intervenção lúdico-pedagógicas exploradas pelos brinquedos apresentadas nos artigos são capazes de potencializar a motivação e os índices de aprendizado, conduzindo as crianças na compreensão de conteúdos científicos e tecnológicos complexos.

Palavras-chave: Brinquedos, Educação em ciências, Design de artefatos, Investigação qualitativa

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Referência:
Rodrigues, L. H. G., Guerra, C. V., & Neto, M. T. B. (2024). A Participação dos brinquedos na exploração de conteúdos de educação em ciência: uma revisão sistemática de literatura. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade17(3), 1150-1170. https://www.brajets.com/index.php/brajets/article/view/1565