Ana Traqueia (CIDTFF), Manuela Gonçalves (CIDTFF) & Rosa Madeira (CIDTFF) | Educação, Sociedade & Culturas, 69, pp. 1-23

Resumo

O Ensino Profissional, criado, em Portugal, no final da década de 1980, no rescaldo do período após a Revolução do 25 de Abril de 1974, enfrenta, ainda hoje, alguns constrangimentos, nomeadamente, a estigmatização associada aos percursos de insucesso escolar e ao contexto socioeconómico desfavorecido de grande parte dos/as seus/suas estudantes. Contudo, destaca-se o papel deste subsistema de ensino na democratização do acesso à Educação e o seu contributo para a mobilidade social, bem como para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, à luz dos Direitos Humanos, tal como perspetivado pelas diretrizes internacionais e defendido pelos ideais de Abril. O artigo apresenta uma revisão narrativa da literatura, complementada por análise documental, e pretende contextualizar o Ensino Profissional nas suas dimensões histórica, sociológica e político-educativa, bem como refletir criticamente sobre problemáticas relacionadas com a sua imagem e com os processos de exclusão e inclusão social associados ao mesmo. Estruturado nos espaços passado, presente e futuro, o texto relaciona as heranças recebidas com os constrangimentos enfrentados e os desafios que se propõem, considerando-se que uma abordagem ancorada histórica e sociologicamente conduz à problematização sobre os fenómenos associados. Conclui-se que este é um campo de análise complexo e multidimensional, exigindo uma discussão inter e transdisciplinar.

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Referência:
Traqueia, A., Gonçalves, M., Madeira, R. (2024). Ensino Profissional: Heranças do passado, constrangimentos do presente, desafios para o futuro. Educação, Sociedade & Culturas, 69, 1-23. https://doi.org/10.24840/esc.vi69.1172