Nayana de Almeida Santiago Nepomuceno, Ana Karine Portela Vasconcelos & Betina da Silva Lopes (CIDTFF) | Revista Educação & Ensino, 8(1), 1-10
Resumo
A Educação Ambiental (EA) é fundamental para formar indivíduos críticos e reflexivos. Quando combinada com o enfoque de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), essa abordagem amplia a compreensão das complexas relações socioambientais que envolvem ciência e tecnologia. Este estudo, fundamentado no protocolo de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) proposto por Kitchenham (2004), buscou identificar como os elementos do enfoque CTSA são aplicados na formação inicial de professores no contexto da EA. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, utilizando as palavras-chave “educação ambiental”, “CTSA” e “formação inicial”, resultando em oito estudos. Desses, quatro foram selecionados por abordarem diretamente a interseção entre EA e CTSA na formação de futuros professores. A incorporação do enfoque CTSA na EA ainda é incipiente, especialmente no que se refere à formação inicial docente. Nos estudos selecionados, destacam-se a reflexão crítica, a relevância social e a problematização como elementos centrais. Conclui-se que a formação inicial de professores com base no enfoque CTSA possui grande potencial para promover inovações pedagógicas na EA. Contudo, existe uma lacuna significativa de pesquisas práticas sobre essas interações. Estudos futuros devem priorizar investigações empíricas de intervenção, além de pesquisas sobre a percepção de alunos e professores, visando o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Formação inicial de professores. Práticas pedagógicas. Enfoque CTSA
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Referência:
Nepomuceno, N. A. S., Vasconcelos, A., K, P., & Lopes, B. S. (2024). A contribuição da CTSA para a educação ambiental: uma análise baseada em dissertações e teses. Revista Educação & Ensino, 8(1), 1-10. https://doi.org/10.71136/ree.v8i1.756